Por


Santa Rita de Jacutinga Belezas naturais e igrejas hist?ricas encantam turistas
? procura de tranq?ilidade



Renata Cristina
Rep?rter
Fotos: Patr?cia Guimar?es
e Jos? Geraldo Chinelato
22/06/2007

Considerada a cidade das cachoeiras, a mineira Santa Rita de Jacutinga reserva para seus visitantes nada mais, nada menos do que 72 quedas d'?gua. Para quem pretende descansar sozinho, ou com uma companhia especial, esta pode ser uma proposta irrest?vel, para um repouso exclusivo, sem muita concorr?ncia e confus?o.

A cidadezinha de cinco mil habitantes ? cheia de encantos e beleza, a come?ar pela mineiridade impregnada em sua arquitetura. Casebres, igrejas e a t?pica pra?a no centro da cidade (com um coreto, ? claro) d?o o tom interiorano ? Jacutinga.

A hospitalidade, a comida caseira e o bom bate-papo com os nativos transformam o local em algo m?gico, dif?cil de se encontrar nos quatro cantos do mundo. Ao mesmo tempo, essa tranq?ilidade se perde com uma vasta lista de locais preparados para receber amantes dos esportes radicais. Entre as atra?es, h? o rapel, off-road, rafting, trekking, cavalgada e v?o de asa-delta (leia mais sobre esportes radicais).

H? dez anos, o fot?grafo Jos? Geraldo Chinelato aproveita as belas paisagens de Jacutinga para os seus cliques. Tamb?m professor desta arte, ele j? levou 12 turmas at? a cidade, com o objetivo de trein?-las. "? uma regi?o rica em paisagens e op?es para a fotografia, al?m de ser muito acolhedora", define.

As cachoeiras e trilhas

Disposi??o ? um dos requisitos principais para quem deseja conhecer as cachoeiras de Santa Rita de Jacutinga. Algumas delas est?o situadas bem perto do centro da cidade, outras ficam mais distantes e, muitas vezes, exigem dos visitantes uma boa caminhada.

A Boqueir?o da Mira ? umas das mais conhecidas por sua beleza e singularidade. Sua queda d'?gua fica a 80 metros de altura em meio de um abismo com cem metros de circunfer?ncia. H? quem diga que ? a maior abertura de cachoeira em Minas Gerais. Para chegar l? ? preciso seguir em dire??o ao Arraial do Cruzeiro e caminhar cerca de quatro quil?metros. No caminho, ? poss?vel passar por uma trilha que d? na Cachoeira dos Meirelles, parada obrigat?ria para um mergulho e uma ducha.

Um circuito por v?rias cachoeiras tamb?m pode ser feito por quem n?o tem muito tempo a perder. O mais indicado ? pegar a Trilha das Cachoeiras, que possui v?rias quedas bel?ssimas. O caminho tem in?cio na cachoeira do Pacau e vai at? a Cachoeira dos Sonhos. Um dia todo de caminhada pode reservar in?meras surpresas aos turistas.

Religiosidade

Para quem n?o curte mato, verde e longas caminhadas, um passeio em torno da cidade j? vale a estadia. "A cidade fica entre as montanhas e para qualquer lugar que se olhe ? puro verde", comemora Jos? Geraldo.

O n?mero de igrejas tamb?m ? expressivo na regi?o. H? uma capelinha em cada bairro, al?m da Matriz de Santa Rita de C?ssia, de 1859, e da " Igrejinha do alto", que se localiza no Monte Calv?rio, a 800 metros de altura, em que a padroeira ? Nossa Senhora Aparecida.

Como em toda cidade mineira, as festividades em homenagem a padroeira n?o poderiam deixar de existir. A melhor celebra??o ? dedicada a Santa Rita de C?ssia, no dia 22 de maio, com uma bela prociss?o at? o Monte Calv?rio. Barracas t?picas, leil?es e missas s?o alguns dos atrativos da festa.

Como chegar
Saindo de Juiz de Fora, pegue a BR-040 em dire??o a Lima Duarte - Caxamb?. Ir at? Bom Jardim de Minas, entrar na cidade, sendo a partir da? 32 km de estrada de terra at? Santa Rita de Jacutinga.