Emo?es ? flor da pele
Aprenda a controlar o nervosismo e a ansiedade

Ana Let?cia Sales
12/11/02

Irrita??o, ansiedade, nervosismo, tens?o em todos os m?sculos... Quem nunca passou por momentos como esse? O problema ? quando essas situa?es se tornam freq?entes e chegam a atrapalhar o cotidiano de quem sofre destes problemas. Essas doen?as, chamadas de psicossom?ticas, podem influenciar na sa?de do corpo de uma maneira intensa. As tens?es e ansiedades, geralmente s?o a causa de doen?as respirat?rias, de pele, circulat?rias e gastrointestinais. Entre elas est?o: cefal?ia, gastrites, ?lceras, asma, bronquite, dermatite, acne, eczemas e hipertens?o arterial.

As pessoas podem desenvolver desde uma simples acne at? casos de c?ncer. E o problema tende a se agravar com o tempo. A psic?loga, Fl?via Lima, explica que quando a pessoa come?a a sentir incomodada com o pr?prio nervosismo ? hora de procurar ajuda. "O indiv?duo tende a buscar um especialista s? quando est? sentindo mal com a situa??o", diz.

Sem f?rmulas m?gicas

A psic?loga Lagmar Passos afirma que n?o existem f?rmulas m?gicas para tratar do nervosismo. "Se a pessoa tem Distmia, a doen?a do mau-humor, ? preciso procurar aux?lio de um especialista", explica Lagmar. Se n?o for a doen?a, o nervosismo pode ser provocado por uma s?rie de fatores. O psic?logo pode auxiliar na busca de uma solu??o. Lagmar conta que existem t?cnicas que podem ajudar nos momentos em que a pessoa est? passando por uma crise.

"Quando ficamos ansiosos o n?vel de adrenalina no c?rebro fica muito elevado, por isso ? importante enviar oxig?nio para abaixar a quantidade da subst?ncia", completa. Portanto, controlar a respira??o nos momentos de irrita??o ? muito importante. "Quando dizem para contar at? dez antes de falar alguma coisa quer dizer que ? preciso respirar para diminuir o nervosismo", afirma Lagmar. Segundo a psic?loga exerc?cios como nata??o, corrida e esportes coletivos ajudam a diminuir a adrenalina. "T?cnicas como medita??o, yoga ou tai-chi-chuan tamb?m s?o excelentes para controlar o nervosismo", diz.

Colocar as emo?es para fora

A psic?loga Lagmar acredita que quanto menos a pessoa fala sobre seus problemas e ang?stias, mais ela estar? sufocando suas emo?es. "Como um copo d'?gua que vai se enchendo at? transbordar, as pessoas tamb?m precisam extravasar seus sentimentos antes que cheguem ao limite", explica. Quando isso acontece a pessoa explode repentinamente e, algumas vezes, sem um motivo real.