Conhe?a o Tae Bo
Gin?stica que mistura are?bica, boxe e artes marciais

Ana Let?cia Sales
14/01/03

Desenvolver a agilidade, a coordena??o motora e ainda aliviar as tens?es do dia-a-dia. Tudo isso pode ser encontrado na nova modalidade de gin?stica que chega ?s academias de Juiz de Fora: o Tae Bo. A novidade ? uma combina??o da gin?stica aer?bica com artes marciais como o Tae Kwondo, o karat? e o boxe tailand?s. Foi desenvolvido em 1990 pelo especialista em artes marciais Billy Blanc, em Los Angeles nos Estados Unidos. O nome Tae Bo ? uma mistura das iniciais de Taekwondo e de boxe.

O Tae Bo melhora o sistema cardiovascular gra?as ao exerc?cio aer?bico. E atrav?s dos socos e pontap?s no ar, t?picos das lutas marciais, esse m?todo tamb?m melhora a agilidade, o ritmo, a coordena??o motora, a flexibilidade e a resist?ncia muscular.

Luta contra as gordurinhas

A professora Adriana Mancilha Pivato (foto) d? aulas de Tae Bo h? dois anos em algumas academias de Juiz de Fora. Adriana ? faixa preta em karat? e j? foi 12 vezes campe? brasileira de karat?, al?m de ter t?tulos nas competi?es sul-americana e pan-americana.

A professora explica que n?o h? restri?es para quem quer fazer Tae Bo. "Quem deseja praticar qualquer esporte deve passar antes por uma avalia??o m?dica. Se for constatado algum problema a pessoa pode fazer o exerc?cio, mas de forma apropriada ao seu caso", diz. A atividade pode ser praticada at? pela terceira idade. "Tenho turmas de Tae Bo que predominam as senhoras com mais de 60 anos", conta ela. Adriana tamb?m destaca que por ser uma atividade de alto impacto, os praticantes devem usar o cal?ado adequado.

A perda cal?rica nesta modalidade ? muito grande. A m?dia ? de 450 calorias a cada aula. "Mas em alguns casos a pessoa pode perder at? 800 calorias", conta Adriana. Tudo depende do metabolismo de cada um e do desempenho correto dos movimentos. "Esse ? o tipo de gin?stica ideal para quem deseja perder peso", diz. A aula come?a com o alongamento, depois, com m?sicas t?picas de aer?bica, a professora passa os movimentos com socos e chutes para os alunos repetirem. S?o cerca de trinta alunos por turma, mas, de acordo com Adriana, n?o h? limite de pessoas por turma. "Quanto mais gente mais animada fica a aula", sorri a professora.

Um pontap? nos problemas

Outro grande benef?cio do Tae Bo ? o al?vio do stress. A rela?es p?blicas, Jacqueline Glauber, explica que resolveu praticar essa atividade para conseguir relaxar do dia-a-dia estressante de sua profiss?o. Por ser uma atividade que mistura lutas a pessoa pode descarregar toda a raiva nos socos que d? no ar, conta.

A professora Adriana tamb?m concorda com a afirma??o. "Quem deseja aliviar as tens?es tem uma ?tima v?lvula de escape no Tae Bo. ? uma atividade l?dica onde voc? pode brincar com os movimentos de artes marciais, mas sem estar lutando contra ningu?m de verdade", diz.

De acordo com a professora esse ? um dos motivos que atraem os alunos para as aulas de Tae Bo. "As pessoas tamb?m gostam dessa modalidade por ser din?mica e divertida", conta.

Benef?cios e cuidados com o Tae Bo

  • Agilidade - Al?m do melhor condicionamento f?sico, o Tae Bo desenvolve principalmente a agilidade e a flexibilidade. N?o ? preciso ter no??o de artes marciais.

  • Cora??o - Por se tratar de uma atividade aer?bica, o Tae Bo melhora o funcionamento do cora??o e o transporte de oxig?nio para as c?lulas. Al?m disso, a pr?tica desta modalidade de gin?stica aumenta a imunidade e diminui o risco de hipertens?o e acidente vascular cerebral.

  • Stress - A nova gin?stica ajuda a aliviar a tens?o do dia-a-dia. Os golpes das artes marciais deixam a pessoa mais segura e menos tensa. A atividade aer?bica estimula a produ??o de endorfina, que traz a sensa??o de bem-estar.

  • Colesterol - A pr?tica de Tae Bo regularmente ajuda a baixar as gorduras no sangue, como triglicer?deos.

  • Defesa - Apesar de o Tae Bo n?o ter por objetivo ensinar a lutar, durante as aulas os alunos aprendem a usar golpes para se defender. E o treinamento constante aumenta a confian?a e a auto-estima.

  • Les?es - Como n?o h? contato f?sico, dificilmente ocorrem les?es entre os alunos de Tae Bo. Cada um pode dosar a velocidade e a intensidade dos movimentos. Mas antes de iniciar qualquer tipo de gin?stica ? importante passar por uma avalia??o f?sica, cl?nico-cardiol?gica e ortop?dica. ? preciso saber a freq??ncia card?aca m?xima e, dependendo, da faixa et?ria, o aluno deve se submeter a um teste de esfor?o. A nova gin?stica requer muitos giros e saltos. Portanto, pessoas com problemas de coluna precisam ter autoriza??o do m?dico.

  • Hidrata??o - O Tae Bo ? uma atividade de alto gasto cal?rico, de at? 800 calorias. Portanto, a boa hidrata??o antes, durante e depois dos exerc?cios melhora a performance.

  • Cal?ado - Deve-se usar um cal?ado adequado e confort?vel, apropriado para absorver o impacto no solo.

    Algumas academias onde ? praticado o Tae Bo em JF:

    - Academia Forum For Fitness
    (Avenida Rio Branco, 2288 - 5? andar)
    Telefone: 3212-7266

    - Academia Flash Dance
    (Avenida Rio Branco, 2165 - 1? andar)
    Telefone: 3215-9805

    - Max Trainer
    (Avenida Senador Salgado Filho, s/n - Clube Bom Pastor)
    Telefone: 3216-4858

    - Fibra Academia
    (Rua Moraes e Castro, 300 - loja 315 - Alameda Mall)
    Telefone: 3215-2572

    - Academia Actrium
    (Rua Tiradentes, 567 - 3?andar)
    Telefone: 3211-5825

    - Academia Olympia
    (Rua Dr. Ant?nio Carlos, 470)
    Telefone: 3212-6685