Todo mundo tem direito ? uma vida saud?vel!
Mais de cem pessoas j? passaram pela cirurgia
de redu??o de est?mago em Juiz de Fora

Deborah Moratori
09/04/03

Aquela cal?a jeans n?o fecha mais com facilidade, os pneuzinhos insistem em aparecer... Est? de mal com o espelho? Pois fique sabendo que voc? n?o est? s?. A briga com a balan?a ? um desafio para muitos.

Quatro entre dez brasileiros est?o acima do peso ideal o que equivale a 70 milh?es de obesos no pa?s. A obesidade ? vista como uma epidemia na Am?rica Latina, doen?a que n?o tem cura e que se tornou um problema de sa?de p?blica.

Em Juiz de Fora e regi?o, a incid?ncia da obesidade ? grande. Respons?vel pela equipe multidisciplinar que realiza cirurgias bari?tricas, mais conhecida como cirurgia de redu??o de est?mago, o cirurgi?o Valentim Carlos Costa conta que tem cerca de 130 pacientes operados. A primeira cirurgia foi realizada em agosto de 1999 e hoje, "em m?dia, s?o realizadas duas cirurgias por semana", contabiliza.

Luz no fim do t?nel
Dietas de todos os tipos, medicamentos, atividades f?sicas. Para muitas pessoas, emagrecer n?o ? uma quest?o de vaidade, e sim de recuperar a sa?de. "Na maioria das vezes, esses pacientes j? tentaram de tudo", esclarece o m?dico. "A cirurgia ? a ?ltima alternativa. Inclusive existe um Consenso Latino-Americano que recomenda a interven??o cir?rgica somente para pacientes portadores da obesidade m?rbida e depois de cinco anos de tentativas com outros m?todos. ? necess?rio que o paciente tenha tido, no m?nimo, um ano de tratamento sem sucesso acompanhado de um endocrinologista".

Segundo o m?dico, s?o considerados obesos m?rbidos as pessoas que t?m ?ndice de Massa Corp?rea (IMC) superior a 40. "Aquelas que t?m o IMC entre 35 a 40 e ainda possuem co-morbidades m?dicas, como diabetes, hipertens?o e outras problemas tamb?m s?o consideradas obesas m?rbidas". O m?dico explica que esse ?ndice ? alto em fun??o do excesso de gordura corporal.

Clique aqui e calcule o seu IMC

Al?m disso, toda pessoa que pretende se submeter ao tratamento cir?rgico deve estar ciente dos riscos e conseq??ncias que corre quando sofre uma interven??o desse porte. "N?s n?o escondemos do paciente que essa cirurgia n?o ? isenta de riscos", afirma Valentim. De acordo com o cirurgi?o, o problema mais grave decorrente da cirurgia ? a embolia pulmonar. "Existe at? o risco de ?bito", alerta o cirurgi?o.

Por isso, depois de passadas todas as informa?es e feitos todos os esclarecimentos, o paciente assina um termo de responsabilidade de que est? ciente dos riscos que corre com a cirurgia. S?o feitas ainda duas avalia?es - uma na primeira consulta e outra antecedendo a cirurgia - que testam o conhecimento do paciente sobre todo o procedimento.

Uma nova mulher
Se h? riscos, por outro lado, os benef?cios s?o enormes. Operada h? cinco meses, Heloysa Helena Gon?alves de Souza (foto), j? perdeu 38 kg. E faz quest?o de mostrar a diferen?a que os quilinhos a menos est? fazendo. "Antes eu n?o conseguia cruzar as pernas".

Antes
Depois

Ela conta que comia muito e, depois da cirurgia, passou a comer de tudo, mas em pequenas quantidades. "A minha recupera??o foi ?tima, n?o tive problemas de rejei??o de alimentos e no dia seguinte eu j? estava andando. Hoje sou outra pessoa", orgulha-se.

Antes e depois de alguns pacientes

Clique nas fotos para v?-las ampliadas
Todas as imagens do quadro acima foram fornecidas pelo cirurgi?o Valetim Costa

O p?s-operat?rio
Valentim Costa explica que ap?s a cirurgia, normalmente s?o necess?rios quatro dias de interna??o. No p?s-operat?rio, o paciente faz uma dieta rigorosa. Nos primeiros 20 dias, s? se podem ingerir l?quidos. Depois o paciente passa para os alimentos pastosos. E somente ap?s o primeiro m?s pode ingerir alimentos s?lidos em pequenas quantidades. "Nesse per?odo podem ocorrer v?mitos alimentares em fun??o da compuls?o alimentar, porque a pessoa est? passando por um processo de aprendizagem para a adapta??o a sua nova condi??o".

J? nos primeiros 30 dias posteriores ? cirurgia, Valentim explica que o paciente perde 10% do seu peso. Nos seis primeiros meses, esse ?ndice aumenta para 25%, alcan?ando de 40 a 50% depois do primeiro ano de cirurgia. "Mas a mudan?a principal que se nota no paciente ? aumento da auto-estima. O marido elogia, a roleta do ?nibus j? n?o ? mais problema e a performance sexual melhora".

O programa abaixo informa a voc? qual ? seu peso ideal. Basta preencher os dados corretamente. O resultado ? imediato.

Qual seu peso ideal?

Fa?a este c?lculo para aproximar-se dele:

Altura (em cent?metros):      Idade:



Peso Ideal: kg
*Os resultados deste programa s?o aproximados, podem surgir varia?es de at? 10 Kg, para mais ou para menos.

Leia mais:

  • Quais s?o os tipos de cirurgia que existem?