Idosos x Doen?as de Inverno
Cuidados e orienta??o para os vov?s e vov?s aproveitarem
saud?veis a nova esta??o

T?mara Lis
24/06/03

Chegou o inverno! E com ele o perigo de algumas doen?as mais comuns nesta ?poca do ano. Especialistas explicam que no inverno, o ar fica mais frio e seco. Esta mudan?a irrita as vias respirat?rias facilitando a a??o dos v?rus.

Desta forma o organismo fica mais suscept?vel a doen?as como resfriados, gripes, laringite, bronquite e pneumonia. Os idosos devem ter um cuidado ainda maior j? que possuem um sistema imunol?gico mais fr?gil.

Vacina
Na tentativa de diminuir a incid?ncia de uma das doen?as mais comuns nesta ?poca do ano: a gripe, foi estabelecido pelo governo federal um programa de vacina??o direcionado ? pessoas da terceira idade.

A chefe do Departamento da Terceira Idade da prefeitura de Juiz de Fora Diana Moura conta que esta ? uma das medidas mais importante para os idosos que querem se manter saud?veis durante o inverno.

E n?o adianta tomar a vacina apenas uma vez n?o. ? preciso se vacinar todos os anos j? que o v?rus da gripe tem uma capacidade muito grande de muta??o. S? est? liberado de tomar a vacina quem tem alergia ? prote?na do ovo e ao Timerosal (mercurocromo e mertiolate).

Os portadores de doen?as neurol?gicas ativas e indiv?duos que tiveram S?ndrome de Guillain Barr? tamb?m n?o devem tomar a vacina contra gripe.

Cuidados

  • Antes de vestir aquela roupa ou usar o cobertor que ficou guardado durante todo o inverno n?o se esque?a de lavar bem as roupas e coloc?-las no sol para retirar toda a poeira e evitar irrita?es e alergias.
  • beba bastante liq?ido
  • fa?a exerc?cios respirat?rios
  • fa?a caminhada em locais n?o polu?dos
  • n?o se esque?a de tomar a vacina
  • mantenha os ambientes da casa sempre arejados e com incid?ncia de sol

  • Orienta?es de quem entende!
    Diana Moura alerta ainda para a necessidade de, no caso de o idoso sentir algum mal estar ou inc?modo, procurar um profissional especializado para receitar a medica??o mais adequada para cada caso "?s vezes a auto-medica??o al?m de n?o ajudar, pode piorar a sa?de a sa?de do idoso. ? muito importante, al?m de tomar a vacina, n?o fazer jamais a auto-medica??o? salienta.

    A chefe do Departamento da Terceira Idade da prefeitura de Juiz de Fora informa ainda que acontecem quinzenalmente ?s ter?as-feiras, ?s 14h30, reuni?es no Departamento de Sa?de da Terceira Idade para esclarecer os idosos com rela??o aos cuidados que devem tomar para se manterem saud?veis.

    Ent?o que fique claro: nada de auto-medica??o! A n?o ser aqueles remedinhos caseiros como a famosa Canja de Galinha; que como bem sabem os vov?s e vov?s: n?o faz mal a ningu?m!