Artigo
A mudan?a da voz na puberdade
(parte II)
::: 15/09/2003

"...a voz ? vida.
? conduta existencial,
? comportamento de comunica??o."
Edm?e Brandi

As altera?es de muda vocal relacionam-se ? estabilidade do tom da voz, provocando o que chamamos de disfonia. O desenvolvimento anat?mico e o desenvolvimento funcional do laringe mais as transforma?es an?tomo-histol?gicas, que nem sempre ocorrem no per?odo do desenvolvimento, s?o algumas manifesta?es que alteram a mudan?a da voz na puberdade.

Pode deixar de ocorrer a mudan?a da voz?
Pode sim. Al?m disso, ela pode se prolongar, atrasar ou ficar incompleta. Quando a muda vocal n?o acontece ? porque o laringe n?o se desenvolve, continuando com a caracter?stica infantil.

No per?odo da mudan?a da voz, encontramos essas altera?es:

  • muda vocal prolongada
  • muda vocal incompleta
  • muda vocal retardada
  • falsa muda vocal

    Muda vocal prolongada
    A mudan?a da voz pode ocorrer no per?odo entre seis meses at? um ano, um ano e meio, no m?ximo, tempo suficiente para que o tom da voz possa se estabilizar. Mas h? em alguns casos de jovens que o tempo fica prolongado, chegando mesmo a tr?s anos. Em geral, fatores emocionais , al?m de end?crinos podem estar presentes. Os sinais de cansa?o vocal, instabilidade mais prolongada do tom e o n?tido agravamento nas mulheres e a voz bem mais aguda nos homens, sugerem avalia??o minuciosa para o bom diagn?stico diferencial entre fatores end?crinos e psicol?gicos.

    Muda vocal incompleta
    Nesses casos, como o pr?prio termo sugere, a mudan?a da voz aparenta n?o ter se completado, percebendo-se a altura tonal mais aguda, clara, ?s vezes estridente. ? encontrada nos adultos, de ambos os sexos, depois da idade esperada para o t?rmino da muda vocal. Nas mulheres aparece uma voz infantilizada e nos homens, ora grave, ora agudo, dando a impress?o de falsete.

    Muda vocal retardada
    S?o casos em que a mudan?a da voz n?o acontece no per?odo esperado, mas pode acontecer muito tempo mais tarde, j? na fase adulta. Meninos que costumam cantar em soprano em coros por tempo longo e as disfun?es end?crinas s?o alguns dos fatores respons?veis pela mudan?a bem mais tardia da voz.

    Falsa muda vocal
    A falsa muda vocal, conhecida tamb?m por voz infantilizada nas mulheres, voz de falsete ou muito aguda nos homens, chegando a ser confundida ao telefone e em grava?es com voz tipicamente feminina.

    Em alguns casos de falsa muda vocal, o laringe pode n?o apresentar o desenvolvimento funcional esperado, ? quando as altera?es da voz ficam muito evidentes. No sexo masculino, o laringe permanece em posi??o muito alta e as pregas vocais ficam tensionadas. As queixas principais costumam ser: rouquid?o, dificuldade para cantar, cansa?o ao falar, e falhas na emiss?o.

    Em todos esses casos, a conduta adequada que a pessoa precisa ? a de procurar profissionais de sua confian?a, como o m?dico otorrinolaringologista, fonoaudi?logo e psic?logo, que poder?o contribuir no diagn?stico diferencial, possibilitando tratamento adequado ao cliente.


    Cal Coimbra
    ? psic?loga e fonoaudi?loga especialista em voz
    Saiba mais clicando aqui.

  • Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail viver_psique@acessa.com