Artigo
A voz esof?gica
::: 15/10/2003

...O som transmite minhas palavras e seus significados,
esvanecendo-se depois. Por?m, minha palavra est?
agora em voc?, sem , no entanto, nunca ter me abandonado.
Sto Agostinho (serm?es)*

Pela voz expressamos nossas emo?es carregadas de significados que se transformam em palavra falada quando queremos nos comunicar com algu?m.

A conduta vocal individual pode ser analisada por um conjunto de sinais corporais que nos alertam sobre a comunica??o da pessoa. Quando observamos que algum ou alguns desses sinais est?o evidenciando preju?zo na emiss?o vocal, ? o momento certo para procurarmos ajuda. Tratar dos problemas adequadamente ? prevenir doen?as mais graves, como por exemplo, o c?ncer de laringe.

? fundamental que a pessoa, principalmente as que fazem da sua voz seu principal instrumento de trabalho, observe se est? existindo alguma mudan?a gradativa da qualidade de sua voz. Em caso afirmativo, a conduta mais indicada ? procurar um m?dico otorrinolaringologista e um fonoaudi?logo, especialista em voz, para exames e avalia?es minuciosas.

O que ? a voz esof?gica?
A voz esof?gica, ou esofageana, ? considerada a segunda voz na pessoa, quando as pregas vocais (situadas no laringe) n?o mais existem com a retirada do laringe e, inicialmente, ela n?o pode mais emitir sons de forma natural. A esse processo cir?rgico chamamos laringectomia total.

A emiss?o vocal ser? produzida pela vibra??o das paredes da por??o superior do es?fago at? chegar ? boca para articula??o das palavras. A altura tonal da voz sair? diferente, mais grave que a voz natural.

O paciente ser? treinado para readquirir sua nova voz durante as sess?es de fonoterapia.

Como isso acontece ? O c?ncer de laringe quando detectado precocemente tem grandes chances de tratramento e cura. Tem sido mais comum nos homens do que nas mulheres. O cigarro e o ?lcool s?o os que encabe?am a lista no aparecimento do tumor maligno. Maiores detalhes, conv?m o e-leitor buscar revistas cient?ficas m?dicas e fonoaudiol?gicas para outros esclarecimentos sobre esse assunto.

Que conduta a fam?lia deve ter ap?s detectado o c?ncer de laringe?
Nessa fase, detectado o c?ncer, o m?dico informar? ? fam?lia dos procedimentos cir?rgicos que ser?o realizados no paciente. O objetivo ? retirar o tumor, junto com todo o laringe, e como conseq??ncia o paciente vai modificar a maneira de produzir a voz natural, necessitando, por?m, de adquirir nova voz, a chamada voz esof?gica.

A fam?lia e os amigos dever?o estar preparados para receber o paciente, antes e depois da cirurgia e dar o apoio necess?rio que ele vai precisar.

A voz ap?s a laringectomia total
Sabemos que a respira??o vital inicia com a inspira??o pelo nariz at? atingir os pulm?es, passando antes pela boca, laringe e traqu?ia. Na expira??o, esse trajeto se inverte, os pulm?es liberam o ar, que chega ao ambiente pelo nariz, ou em forma de sopro pela boca, durante a fona??o.

Ap?s a cirurgia, o trajeto respirat?rio e de fona??o se alteram. Ser? feito um orif?cio na traqu?ia, chamado traqueostoma, e a respira??o ser? realizada atrav?s desse orif?cio, diretamente com os pulm?es. Agora, a boca e o nariz n?o participam diretamente da respira??o com os pulm?es.

Os detalhes dos procedimentos p?s-cir?rgicos ser?o orientados pelo fonoaudi?logo e o m?dico, respons?veis pelo paciente.

A equipe interdisciplinar no tratamento com o laringectomizado
O m?dico, o enfermeiro, fonoaudi?logo, dentista, psic?logo, fisioterapeuta fazem parte da equipe interdisciplinar que ajudar? o paciente a retomar aos poucos sua vida durante e ap?s a alta hospitalar.

No pr?ximo artigo, continuaremos informando sobre o papel de cada profissional da equipe interdisciplinar, os cuidados p?s-operat?rios e a reabilita??o vocal ap?s a cirurgia no paciente laringectomizado.

* In Brandi, Edm?e. Educa??o da Voz Falada, 2002, p.137.


Cal Coimbra
? psic?loga e fonoaudi?loga especialista em voz
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail calcoimbra@jfservice.com.br