Artigo
A voz esof?gica (parte II)
::: 17/11/2003

A equipe interdisciplinar no tratamento com o laringectomizado
O m?dico, enfermeiro, fonoaudi?logo, dentista, psic?logo, fisioterapeuta fazem parte da equipe interdisciplinar que ajudar? o paciente a retomar aos poucos sua vida, durante e ap?s a alta hospitalar.

O papel do m?dico ?, em geral, o de coordenador da equipe. Ele cuidar? da sa?de do paciente, que dever? comparecer periodicamente ?s consultas para reavalia??o e controle da evolu??o do tratamento.

Durante o per?odo em que o paciente estiver hospitalizado, o enfermeiro ? o que tem mais tempo de contato com ele. Os cuidados b?sicos, como higiene, os per?odos da medica??o prescrita pelo m?dico, alimenta??o, o traqueostoma, o controle do uso da c?nula, da sonda nasog?strica, estar?o sob suas orienta?es. E estar? tamb?m em contato com a fam?lia, informando a ela toda a conduta adequada a ser estabelecida com o paciente.

Tanto a fam?lia quanto o paciente est?o passando por um momento dif?cil e precisar?o de apoio emocional. Da?, a import?ncia do psic?logo fazer parte da equipe. Ele ter? o papel de orientar e atender as necessidades emocionais da pessoa e sua fam?lia, dando-lhes suporte com orienta??o e atendimento psicol?gico. Al?m do mais, como as condi?es de vida est?o mudando, geralmente afloram os sentimentos de medo, tristeza ou depress?o.

O fisioterapeuta vai trabalhar as atividades corporais do paciente laringectomizado. Afinal de contas, o esquema corporal vocal est? mudado, dores no pesco?o aparecem, movimentos de cabe?a, tudo isso dentro de um trabalho de reorganiza??o e reequil?brio corporal.

As condi?es odontol?gicas, como higiene bucal, conserva??o das arcadas dent?rias, al?m da avalia??o geral peri?dica estar?o sendo realizadas pelo cirurgi?o dentista , profissional competente para essse trabalho.

O fonoaudi?logo estar? trabalhando a reabilita??o vocal do paciente. Junto ? equipe, ele receber? informa?es de todos os profissioanis para que a fonoterapia possa ser realizada com ?xito. Lembramos que nenhum caso pode obter sucesso sem a participa??o efetiva de uma equipe interdisciplinar preparada para esse trabalho com a pessoa laringectomizada.

Reabilita??o vocal ap?s a cirurgia
O fonoaudi?logo ? preparado para cuidar da reabilita??o vocal do paciente, mostrando a ele a import?ncia de se investir no tratamento para a retomada de sua COMUNICA??O.

A fonoterapia pode ser realizada em grupo ou individualmente de acordo com a necessidade de cada paciente. A vantagem da fonoterapia em grupo ? possibilitar ao paciente o contato com outros colegas que est?o na mesma situa??o. No caso da fonoterapia individual, a vantagem ? para os pacientes que est?o emocionalmente despreparados para enfrentar o tratamento, precisando, inicialmente, de ajuda individual. Cabe ao fonoterapeuta conduzir da melhor maneira poss?vel as orienta?es adequadas para cada um dos casos que est?o sendo avaliados.

Alguns pacientes t?m mais dificuldade de reaprender a falar com a nova voz. Para isso existem outros recursos como os vibradores lar?ngeos ou pr?teses que s?o implantadas pelo cirurgi?o, quando esses pacientes n?o conseguem depois de terem sido esgotados todos os meios poss?veis nas sess?es fonoter?picas.

Os cuidados no p?s operat?rio
O paciente ser? orientado por uma equipe interdisciplinar no hospital e mesmo depois da alta hospitalar, quanto a alimenta??o, a higiene com o estoma (orif?cio na base do pesco?o), a respira??o, e as atividades de vida di?ria em geral.

Ap?s a alta hospitalar, a equipe dever? orientar a familia e ao paciente sobre os cuidados em casa com a higiene pessoal, a escova??o dos dentes, o controle medicamentoso, e o que for necess?rio para melhorar a qualidade de vida.

Bem, quanto ? comunica??o, est? no momento da fam?lia procurar uma cl?nica especializada para que o paciente possa iniciar a fonoterapia.

Existem servi?os especializados com baixo custo de tratamento, como ? o caso de cl?nica-escola nas faculdades de fonoaudiologia.

Clique aqui e veja a primeira parte desse artigo.


Cal Coimbra
? psic?loga e fonoaudi?loga especialista em voz
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail viver_fonoaudiologia@acessa.com