Artigo
Interven??o fonoaudiol?gica em pacientes queimados
::: 16/02/2003

Foto ilustrativa A reabilita??o de pessoas com seq?elas de queimaduras tem, como foco, a capacidade funcional do corpo, ou seja, a capacidade de movimentar-se e realizar tarefas f?sicas, como pentear os cabelos, passar roupas, alimentar-se e at? mesmo, falar. Quando a pessoa sofre queimaduras profundas, que tomam grande parte do corpo, t?m como seq?elas, cicatrizes hipertr?ficas e quel?ides, com feia apar?ncia e com retra?es que dificultam o movimento do corpo.

Desde o ano de 1996, temos nos dedicado ao estudo e ao atendimento desses pacientes. Observamos em nossos estudos e atendimentos, que os pacientes com queimaduras nas regi?es de face, pesco?o, tronco e membros superiores, podem apresentar dificuldades em realizar as fun?es de mastiga??o, degluti??o e, por vezes, articula??o da fala. Da?, a necessidade da interven??o fonoaudiol?gica. O fonoaudi?logo ? o profissional habilitado a atender pessoas que apresentem dificuldades na realiza??o das fun?es estomatogn?ticas (respira??o, mastiga??o, degluti??o e fala).

A interven??o fonoaudiol?gica baseia-se no princ?pio de que para realizar a mastiga??o, por exemplo, a pessoa necessita de movimento mandibular para que ela possa fazer a incis?o, tritura??o e pulveriza??o dos alimentos. Caso o paciente apresente retra??o de tecido cicatricial na regi?o de face, n?o raramente apresentar? dificuldades em alimentar-se de s?lidos, o que implica em uma qualidade de vida ruim. Quanto mais precocemente o fonoaudi?logo intervir na evolu??o do processo cicatrical, prevenindo as retra?es, melhores s?o os resultados na qualidade da realiza??o daquelas fun?es.

Foto ilustrativa O programa de interven??o fonoaudiol?gica ? constituido de avalia??o das fun?es estomatogn?ticas, diagn?stico fonoaudiol?gico e planejamento do tratamento. O tratamento ?, basicamente, realizado com aplica??o de t?cnicas de massagens, exerc?cios para a musculatura envolvida nas fun?es estomatogn?ticas e realiza??o destas.

Existem questionamentos quanto a rela??o da interven??o fonoaudiol?gica e melhora da apar?ncia das cicatrizes. De fato, com a utiliza??o das manobras de massagens, podemos observar melhora na apar?ncia das cicatrizes, no entanto, esse n?o ? o foco principal da interven??o fonoaudiol?gica. Entendemos que, o ganho na melhora na apar?ncia das cicatrizes ? secund?rio na realiza??o das fun?es.

Infelizmente, nem todos os centros m?dicos especializados no atendimento a pacientes queimados conta com o fonoaudi?logo em sua equipe. Muito provavelmente, devido ao fato desta interven??o ser uma pr?tica relativamente nova na reabilita??o dessas pessoas.

Acreditamos que o fonoaudi?logo tem muito a contribuir na reabilita??o de pacientes queimados e melhora na qualidade de vida deles.

Agradecemos a colabora??o do texto de autoria do
Fgo.Paulo Eduardo Damasceno Melo.
Professor Assistente do Curso de Gradua??o em Fonoaudiologia da Faculdade de Ci?ncias M?dicas da Santa Casa de S?o Paulo.


Cal Coimbra
? psic?loga e fonoaudi?loga especialista em voz
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail calcoimbra@jfservice.com.br