Carnaval 2004

Que ressaca!
Cuidado com a ?gua de coco!
A ?nica solu??o para curar ressaca ? ingerir muito l?quido


D?bora Sereno
16/02/2004

O m?dico gastroenterologista Jo?o Carlos de Oliveira explica os efeitos do ?lcool no organismo.
Ou?a! Leia!

Voc? acorda com uma sensa??o estranha. A princ?pio n?o sabe bem o que ?. A pergunta que n?o quer calar: o que aconteceu? Tenta se levantar e ... n?o. Espere. A sua cabe?a parece que vai explodir. Resolve se recostar na cama novamente - se ? que voc? conseguiu chegar at? a cama na ?ltima noite. De repente, al?m da dor de cabe?a, voc? se sente enjoado, com o est?mago embrulhado, um gosto horr?vel na boca. ? isso mesmo: voc? est? de ressaca.

Aproveitando a deixa do carnaval, ?poca em que este parece ser um fen?meno generalizado, separamos algumas dicas para quem acaba perdendo a medida e bebendo um pouco al?m da conta.

Primeiro: a not?cia ruim. O gastroenterolgista Jo?o Carlos de Oliveira (foto ao lado) garante: nada de comprimidinho para antes e depois, colher de azeite, bebidas isot?nicas. A ?nica maneira eficaz de evitar a ressaca ? beber moderadamente.

Agora, a boa not?cia: o ACESSA.com desvenda os mist?rios do "mal do dia seguinte". Saiba o que ? mito e o que ? verdade, na hora de curar, ou pelo menos minimizar, os efeitos da ressaca.

O caminho do ?lcool no organismo
Quando ingerido, o ?lcool vai direto para f?gado onde ? metabolizado e depois cai na corrente sang??nea. De l? ele ? levado at? o c?rebro. A sensa??o inicial ? de euforia e desinibi??o. Mas a longo prazo, ele passa a ter o efeito depressivo e acaba causando sonol?ncia e diminui??o dos reflexos. Aos poucos ele vai sendo absorvido pelo organismo. ? ai que a coisa complica.

Os sintomas
A ressaca ? uma s?ndrome, um conjunto de sintomas, que indica que houve uma intoxica??o causada pela ingest?o excessiva de ?lcool. As caracter?sticas mais comuns s?o: tremores, enj?os, dor de cabe?a, fadiga combinadas com a redu??o na concentra??o e velocidade de pensamento e racioc?nio. Esses sintomas s?o decorrentes de uma s?rie de altera?es no corpo, especialmente no f?gado, c?rebro, cora??o, rins e sistema nervoso.

Um santo rem?dio
O gastroenterolgista Jo?o Carlos de Oliveira garante:" O melhor rem?dio para a ressaca ? ingerir bastante l?quido". O ?lcool provoca a desidrata??o do organismo. A ingest?o de ?gua dilui o ?lcool e facilita o trabalho do f?gado e dos rins, na hora de eliminar os res?duos t?xicos.

N?o se esque?a: beba bastante ?gua antes, durante e depois da bebedeira. Ela pode at? n?o evitar a ressaca por completo, mas ir? ajudar a recupera??o. Tome de 3 a 5 litros de ?gua.

Cuidados com a alimenta??o
Sabe aquela desculpa cl?ssica de quem passou da conta - n?o comi nada antes, ela tem o seu fundo de verdade. Quando voc? ingere ?lcool de est?mago vazio, o ?lcool e absorvido mais rapidamente e, consequentemente, voc? vai ficar de pileque bem mais f?cil. Por isso, antes de tomar todas fa?a um refei??o.

A alimenta??o do dia seguinte tamb?m ? importante. O doutor Jo?o Carlos ensina: "D? prefer?ncia a alimentos leves, n?o muito gordurosos, que n?o dependam muito do metabolismo hep?tico". A ingest?o de gorduras pode acabar agredindo o seu - j? irritado - sistema digestivo, sob o risco de voc? sofrer ainda mais com os enj?os.

Quanto mais doce melhor
O ?lcool tamb?m age diretamente no f?gado - ?rg?o respons?vel pelo ac?mulo e libera??o de glicose para todo o organismo, provocando a redu??o de a?car no sangue (hipoglecimia).

A inje??o de glicose, pr?tica comuns nos pronto-socorros, faz com essa taxa se normalize e acelere a queima do ?lcool, facilitando a recupera??o. Mesmo que o caso n?o requeira uma visita ao pronto-socorro, fica outra dica: consuma doses extras de a?car.



Leia Mais

  • Ressaca: verdades e mentiras
  • Alcoolismo. Afinal o que ? isto?