Artigo
A voz e a palavra no Telemarketing
Parte I
::: 15/06/2004

Hoje em dia, as empresas operadoras de telemarketing j? sentem necessidade da presen?a do profissional fonoaudi?logo para o trabalho com seus funcion?rios, os chamados teleoperadores. A conscientiza??o da necessidade de cuidar da conserva??o da audi??o e da sa?de vocal dos teleoperadores j? ? realidade e os resultados t?m sido muito bons.

Quantos de n?s j? n?o ouvimos queixas desses profissionais depois de trabalharem certo tempo nas empresas com servi?os especializados em telefonia? S?o queixas dos tipos pigarro, rouquid?o, falha na emiss?o da voz, dificuldade articulat?ria, por exemplo.

O telefone tornou-se ent?o o ve?culo principal de venda e lucro para as empresas. Ora, n?o h? mais como deixar de atender ?s necessidades de conforto e benef?cios ? sa?de do trabalhador que faz uso dele.
A necessidade que sentimos hoje de acompanhar o trabalho dos teleoperadores se consolida cada vez mais e, para isso, temos que criar novos recursos terap?uticos e para a promo??o da sa?de vocal.

Sabendo que a sofistica??o da tecnologia exige cuidados especiais com a sa?de da pessoa a cada nova profiss?o que vem surgindo, no caso dos teleoperadores, a preven??o dos problemas da voz e a corre??o dos problemas de fala (articula??o das palavras) ? o caminho mais adequado para a sa?de do trabalhador. Ganho para o trabalhador, ganho para a empresa: a economia feita com a preven??o evita o afastamento dos profissionais de sua fun??o por causa de danos vocais e auditivos adquiridos com o tempo de servi?o.

O simples ato de se falar ao telefone parece inofensivo mas, quando torna-se rotineiro, pode ser transformado em danos irrevers?veis com comprometimento da voz, da fala e da audi??o do trabalhador, que torna-se candidato ? surdez e ? disfonia (altera?es vocais), indo at? ? aposentadoria por invalidez. Voc? pode imaginar o transtorno na vida dessa pessoa? Pois ?, e n?o ? dif?cil acontecer essa situa??o quando os servi?os empresariais n?o atendem ?s necessidades atuais da sa?de do trabalhador.

Muitas empresas j? t?m se conscientizado da necessidade de cuidar da sa?de vocal dos teleoperadores e contratado fonoaudi?logos para orient?-los profissionalmente. Os resultados t?m sido muito bons .

O trabalho fonoaudiol?gico nas empresas de Telemarketing

O fonoaudi?logo trabalha com a empresa e o teleoperador, orientando os passos necess?rios para a sa?de da voz, da conserva??o da audi??o e do tratamento das altera?es articulat?rias. Este ? o suporte b?sico para a qualidade na rotina funcional.
Na rela??o com a empresa, o passo mais importante ? atuarem juntos na sele??o dos candidatos e nos cuidados do ambiente f?sico. Na rela??o com o teleoperador, no treinamento das opera?es que devem ser realizadas no dia-a-dia.

O teleoperador bem orientado e treinado ter? a qualidade do servi?o diferenciado com alta produ??o, confiabilidade m?tua entre ele e a empresa e sem comprometer sua sa?de.

No pr?ximo artigo, vamos continuar informando sobre o ambiente f?sico e o equipamento de trabalho, o perfil profissional do teleoperador, e as orienta?es de t?cnicas vocais naqueles profissionais, para otimizar a comunica??o.


Cal Coimbra
? psic?loga e fonoaudi?loga especialista em voz
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail calcoimbra@jfservice.com.br