Artigo
A preven??o das altera?es vocais em crian?as
::: 17/08/2004

S?o muitos os casos de problemas vocais infantis. Em geral, eles acontecem na faixa escolar, j? na educa??o infantil. A maioria n?o recebe tratamento fonoaudiol?gico e poucos v?o ao exame m?dico otorrinolaringol?gico, acarretando, assim, uma discrep?ncia entre incid?ncia e tratamento.

Como os problemas de voz em crian?as, em geral, n?o afetam o desempenho acad?mico, eles podem passar despercebidos pelos professores, que est?o ali voltados para as quest?es eminentemente de aprendizagem, n?o considerando caso especial para tratamento.

Como podemos tentar sanar os problemas que j? existem?
N?s, profissionais da sa?de e da educa??o, temos grande responsabilidade nessas quest?es. Programas educacionais que visem ? orienta??o e triagem com indica??o adequada podem diminuir consideravelmente o n?mero de crian?as que apresentam rouquid?o ou outros sintomas de natureza vocal.

Se esses problemas forem detectados em seus est?gios iniciais, h? a possibilidade do tratamento ser mais r?pido.
Solicitar aos professores que observem a conduta vocal de seus alunos deveria fazer parte do ensino did?tico em sala de aula.

E a preven??o?
A preven??o tamb?m deve ser eficaz, com programas educacionais.
A conduta vocal do professor pode, em alguns casos, interferir na conduta vocal dos alunos.

O volume da voz, o ritmo e a velocidade s?o fatores importantes que os professores devem considerar ao dar aula. Ao mesmo tempo em que est?o cuidando dos alunos, est?o zelando pelo que lhes ? mais precioso, o seu principal instrumento de trabalho, a voz.

Que orienta?es devem constar nos programas educacionais?

Algumas dicas para esclarecer essa quest?o:


  • Informa?es sobre o mecanismo vocal: localizar a regi?o da boca, do pesco?o, do peito, da barriga, mostrando como a respira??o ? importante na hora de falarmos;
  • Observa??o da conduta vocal: gritos, por exemplo; dificuldade para se expressar, neste caso, as crian?as costumam compensar com conduta vocal inadequada quando o adulto n?o lhe d? aten??o devida;
  • Princ?pios b?sicos de higiene vocal: treinar falar um pouquinho mais baixo do que se costuma, prestando aten??o na voz que est? saindo da "garganta";
  • Mostrar ?s crian?as que devemos estar atentos quanto ? dist?ncia entre o falante e o ouvinte: se estou perto de voc? n?o ? preciso falar alto porque d? para eu escutar o que voc? est? me falando. Esse ? uma boa atividade l?dica para se fazer em forma de din?mica dentro da sala de aula.

? importante tamb?m o professor usar a criatividade, que ? um dos quesitos b?sicos para a melhoria da comunica??o.


Cal Coimbra
? psic?loga e fonoaudi?loga especialista em voz
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail viver_fonoaudiologia@acessa.com