Aprenda a fazer a salada que ? famosa no mundo todo A estudante Mariana C?rtes ensina a preparar a Salada Caesar. O prato ? uma op??o para quem n?o est? comendo carne no per?odo quaresmal

Daniele Gruppi
Rep?rter
7/3/2009

Nos dias quentes, os juizforanos procuram por refei?es mais leves e menos cal?ricas. As saladas se tornam os carros-chefes de restaurantes. Mas se voc? prefere prepar?-las em casa e est? sem criatividade para inovar nos ingredientes do prato, a estudante Mariana C?rtes ensina uma receita que ? famosa no mundo todo: Salada Caesar.

Dizem que a iguaria foi inventada em 1924 por um cozinheiro mexicano em Tijuana, cidade fronteiri?a da americana San Diego. O cozinheiro se chamava Caesar Cardini e certo dia arriscou uma nova receita ao perceber que seu estoque estava vazio. Para n?o desapontar os fregueses, Caesar enfiou a m?o nas anchovas e criou a salada.

Os ingredientes s?o alface americana, p?o de forma, azeite e parmes?o ralado. O que torna o prato especial ? o molho. Para prepar?-lo, ? preciso dois fil?s de anchova, tempero, molho ingl?s, mostarda, maionese, suco de lim?o, vinagre, azeite, ?leo de milho, sal e pimenta-do-reino.

Na Salada Caesar tradicional, as anchovas n?o fazem parte do molho, s?o servidas inteiras na salada. Mas ? comum us?-las como ingrediente do molho, deixando assim seu sabor mais leve. Mariana afirma que a anchova pode ser substitu?da pelo atum enlatado.

O primeiro passo ? pincelar as fatias de p?o com ?leo, cort?-las em cubinhos e lev?-las ao forno pr?-aquecido. Em seguida, deve-se come?ar a fazer o molho. Coloque no liquidificador ou no multiprocessador as anchovas (ou atum), o alho, a mostarda, o molho ingl?s, o suco de lim?o e o vinagre. Bata por um minuto.

Depois, acrescente a maionese e bata por mais um minuto. Adicione fio a fio o azeite e o ?leo. Segundo a estudante, quando a mistura formar um l?quido homog?neo, significa que est? pronta. Se bater demais, pode virar maionese. Para finalizar, adicione sal e pimenta a gosto.

prepara??o salada prepara??o salada prepara??o salada

As folhas de alface bem lavadas devem ser rasgadas grosseiramente com as m?os. Coloque as folhas numa tigela e adicione seis colheres de sopa de molho. Misture bem e salpique com os cubinhos de p?o torrados e com o parmes?o. Pronto, agora, ? s? saborear.

Mariana diz que a receita serve quatro pessoas. Ela afirma que se trata de um prato que agrada todos os paladares, al?m de ser f?cil de preparar.

Trata-se de uma op??o para quem n?o est? comendo carne vermelha no per?odo da Quaresma. Para acompanhar a iguaria, a sugest?o ? um copo de suco natural.

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes


Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.