Artigo
Homenagem ? Fonoaudiologia
::: 16/12/2004

Foto ilustrativa -
http://riodejaneiroguide.com/ O artigo do m?s de dezembro est? sendo dedicado ? Fonoaudiologia.

"A Fonoaudiologia ? a ci?ncia que tem como objeto de estudo a comunica??o humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfei?oamento, dist?rbios e diferen?as, em rela??o aos aspectos envolvidos na fun??o auditiva perif?rica e central, na fun??o vestibular, na fun??o cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na flu?ncia, na voz, nas fun?es orofaciais e na degluti??o." - Texto aprovado pelo Plen?rio do CFFa durante a 78? SPO, realizada nos dias 06 e 07 de mar?o de 2004." (CFFa)

O dia 09 de dezembro ? dia do profissional fonoaudi?logo. Tenho a alegria de ter escolhido e me identificado com essa profiss?o, desafiante o tempo todo, que exige ?tica, sensibilidade e conhecimento, sem vacilos. Sensibilidade na rela??o com pessoas, animais e natureza, neste poderoso Universo. Esses aspectos valorizam a comunica??o.

O profissional pode se especializar em duas das quatro ?reas espec?ficas dentro da fonoaudiologia: Voz, Linguagem, Motricidade oral e Audiologia. Escolhi Voz e Linguagem, por identifica??o e gosto pelo estudo nesses assuntos.

Chego ? conclus?o que ser fonoaudi?logo ? estar internamente preparado para confrontar-se com a vida em busca do aprimoramento pessoal, sem o qual a comunica??o humana n?o faz sentido.

Foto ilustrativa Existem muitos cursos de Fonoaudiologia espalhados por diversos Estados, entre eles, aqui em Minas, na cidade de Juiz de Fora, o da Universidade Presidente Antonio Carlos- UNIPAC e do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora- CES/JF.

A Fonoaudiologia tem se expandido nos ?ltimos anos com trabalhos de pesquisa, em cl?nicas especializadas, na educa??o, em empresas que habilitam profissionais no campo de telemarketing e conserva??o auditiva.

Em 09 de dezembro de 1981, a lei 6965 regulamentou a profiss?o do fonoaudi?logo, determinou a compet?ncia do profissional, criou os Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia, que t?m como principal finalidade a fiscaliza??o do exerc?cio profissional.

Atualmente, s?o sete Conselhos Regionais:

  • 1? Regi?o- abrange o Estado do Rio de Janeiro
  • 2? Regi?o- tem sede na cidade de S?o Paulo
  • 3? Regi?o- localiza-se em Santa Catarina-PR
  • 4? Regi?o- abrange os Estados de Alagoas, Bahia, Maranh?o, Cear?, Pernambuco , Para?ba, Piau?, Rio Grande do Norte e Sergipe, tendo sede em Recife.
  • 5? Regi?o- abrange o Acre, Amap?, Distrito Federal, Goi?s, Par?, Rond?nia, Roraima e Tocantins. Localiza-se na cidade de Goi?nia.
  • A 6? Regi?o est? situada em Belo Horizonte-MG e abrange, ainda, os Estados do Esp?rito Santo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
  • Finalmente, a 7? Regi?o est? localizada na cidade de Porto Alegre e compreende todo o Estado do Rio Grande do Sul.
  • O Conselho Federal de Fonoaudiologia localiza-se na cidade de Bras?lia. Ainda temos a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, situada na cidade de S?o Paulo.

    Leia mais:

  • Fonoaudi?logo, mais que um profissional da fala
  • www.fonoaudiologia.org.br
  • www.sbfa.org.br

    Cal Coimbra
    ? psic?loga e fonoaudi?loga especialista em voz
    Saiba mais clicando aqui.

  • Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail viver_fonoaudiologia@acessa.com