Jabuticaba

Por

Jabuticaba Aprenda a fazer receitas com esta t?pica fruta brasileira

Pequenas, redondas, nas cores roxa ou preta. Essas s?o as jabuticabas, frutas nativas do Brasil que eram chamadas pelos ?ndios tupis de iapoti'kaba, cujo significado ? "frutas em bot?o". Com polpa suculenta, mole e esbranqui?ada, a pequena frutinha ? rica em ferro e cont?m c?lcio e f?sforo, al?m de fornecer vitaminas, principalmente a C.

Pode ser consumida ao natural ou usada para fazer doces, gel?ias, licores, vinhos e at? em pratos mais sofisticados. Aprenda a fazer deliciosas receitas com esta fruta no S? Sabor, ? s? clicar nos nomes dos pratos.

Cuidados na hora de comprar e guardar
Devem ser observados alguns cuidados na hora de comprar as suculentas jabuticabas. Geralmente ela ? comprada por quilo. Quando for escolher, prefira as que estiverem vi?osas, firmes, brilhantes e sem rachaduras.

Antes de consumir, elas devem ser bem lavadas em ?gua corrente. N?o devem ser lavadas se n?o forem consumidas imediatamente, pois ela ? uma fruta muito sens?vel que azeda facilmente. Na geladeira a fruta dura de dois a tr?s dias. Seu per?odo de safra vai de agosto a novembro. Cem gramas de jabuticaba fornecem 43 calorias.

Licores, gel?ias e doces
Se voc? n?o v? a hora de saborear essas del?cias, prepare os ingredientes e clique nas receitas. Experimente o Licor de Jabuticaba que tem um sabor agrad?vel e pode servir como um excelente aperitivo.

A Batida de Jabuticaba tamb?m ? uma ?tima pedida para quem quer variar um pouco nas bebidas. Fa?a ainda o Licor de jabuticaba com fermenta??o natural que n?o tem ?lcool na receita.



Outro quitute muito apreciado ? a Gel?ia de Jabuticaba que pode ser usada de in?meras formas. ? poss?vel comer torradas e p?es com essa deliciosa iguaria ou at? mesmo incrementar pratos salgados como o Frango ao molho de jabuticaba ou o Lombo ao molho de jabuticaba.



Outras del?cias que levam jabuticaba na receita s?o o sofisticado Foie gras de pato com molho de jabuticaba e a inusitada Lasanha com damasco e jabuticaba.

Entre os doces voc? pode escolher um delicioso Bolo cremoso de jabuticaba ou o Merengue de coco com calda de jabuticaba.

Mat?ria feita pela jornalista Ana Let?cia Sales 03 de outubro de 2002.
As fotos utilizadas nesta mat?ria s?o meramente ilustrativas



Acesse as receitas! Basta clicar nos nomes dos pratos.

Clique aqui e cadastre suas receitas no S? Sabor.