Artigo
Interven??o fonoaudiol?gica
na Doen?a de Parkinson

::: 17/01/2006

Considerada entre as doen?as neuromusculares, a doen?a de Parkinson caracteriza-pela combina??o de quatro importantes sinais: a pessoa apresenta rigidez da musculatura corporal, tremor quando fica em repouso, aus?ncia de alguns movimentos, al?m da dificuldade para manter-se em postura. Esses sinais s?o devido ? diminui??o da libera??o do neurotransmissor, chamado dopamina, por causa da degenera??o de neur?nios do Sistema Nervoso Central, especificamente localizados na subst?ncia negra do mesenc?falo.

Incid?ncia
Embora a Doen?a de Parkinson possa ser encontrada entre pessoas mais jovens, ela costuma iniciar-se ap?s os 50 anos de idade. Clinicamente observa-se comprometimento da metade do corpo, que vem surgindo de forma gradual e lenta. Mais tarde, essa manifesta??o come?a a aparecer em forma de desequil?brio nas duas partes do corpo, comprometendo-o, o que leva a pessoa a tomar v?rios tombos.

Altera?es fonoaudiol?gicas
Do ponto de vista fonoaudiol?gico, aparecem as dificuldades para alimentar-se, engolir e mastigar os alimentos, o que chamamos de Disfagia. Como conseq??ncia, a pessoa come?a a perder peso. Al?m da dificuldade para comunicar-se, em fun??o de todos os sinais corporais que a pessoa vem apresentando, tremor, rigidez, equil?brio e aus?ncia de alguns movimentos. Observa-se, tamb?m, no est?gio mais avan?ado, dificuldades respirat?rias.

Com a dificuldade para articular as palavras, a pessoa com doen?a de Parkinson apresenta Disartria. A qualidade vocal, a resson?ncia, a modula??o da voz e a intensidade ficam prejudicadas tanto pela dificuldade articulat?ria, quanto pela dificuldade de fona??o, o que chamamos de Disfonia.

A fonoterapia
Ap?s avaliadas essas caracter?sticas espec?ficas, a fonoaudiologia tra?a o plano terap?utico para trabalhar, junto aos familiares, o parente acometido da doen?a de Parkinson. A base da fonoterapia ? a terapia fisiol?gica, ou seja, exerc?cios que envolvam todas as defici?ncias, articulat?rias, de degluti??o e de fona??o.

A equipe interdisciplinar
Outros profissionais como o fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, em cl?nicas especializadas dever?o estar acompanhando, junto ao fonoaudi?logo, a reabilita??o. Al?m do m?dico, que com o tratamento cir?rgico, vai atuar na melhora dos sinais motores corporais, e com o farmacol?gico, que vai atuar na reposi??o de dopamina.

? sempre bom lembrar que hoje em dia profissional nenhum pode estar trabalhando sozinho, sen?o junto a uma equipe especializada e a fundamental ajuda dos familiares.


Cal Coimbra
? psic?loga e fonoaudi?loga especialista em voz
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail viver_fonoaudiologia@acessa.com