Artigo
Avalia??o Neuropsicol?gica nas Afasias

::: 17/02/2006

As afasias s?o altera?es da linguagem, freq?entemente causadas por les?es neurol?gicas (acidente vascular encef?lico, traumatismos crneoencef?licos, tumores etc).

Existem v?rios tipos de afasias, sendo que o tipo mais grave, a afasia global que compromete tanto a produ??o da fala, quanto a sua compreens?o, ? mais rara. Mesmo assim, esses pacientes conseguem, na maioria dos casos,recuperar total ou parcialmente a compreens?o do que se fala.

Os tipos mais comuns de afasias s?o as de express?o, tamb?m chamadas de afasia de Broca porque atingem a ?rea da fala no c?rebro que foi identificada por esse neurologista. A afasia de Wernicke compromete a ?rea cerebral de compreens?o da palavra falada.

Existem outros tipos mais complexos de afasias e ? importante saber identific?-los para que se possa iniciar um trabalho de reabilita??o, feito por profissionais habilitados. Fonoaudi?logos s?o especialistas no campo de diagn?stico e tratamento de d?ficits neurog?nicos de linguagem, ou seja, da afasia.

Inicialmente haviam v?rias controv?rsias sobre o impacto da interven??o na recupera??o da afasia que deram lugar ? aceita??o geral das vantagens da terapia para af?sicos.

Os primeiros estudos sobre tratamento de afasia foram publicados no in?cio do s?culo XX, sendo que o estudo feito por Mills (1904) aponta a import?ncia de se tratar as tr?s modalidades da linguagem.

A interven??o cl?nica na afasia tem sido alvo de interesse no campo da fonoaudiologia por mais de cinco d?cadas.

A hist?ria de estudos te?ricos da afasia cl?nica foi se desenvolvendo e resultou da contribui??o de v?rias disciplinas. Enquanto a psicoling??stica contribui para o estudo da linguagem como processo mental, a pragm?tica, numa outra vertente, preocupa-se com o uso da linguagem e a interpreta??o dela dentro de um contexto de comunica??o entre falantes e ouvintes. Esses diferentes estudos resultam na rica contribui??o para o estudo cl?nico da afasia.

Evidentemente a terapia da afasia inclui muitas outras dimens?es al?m do d?ficit psicoling??stico do paciente, sendo importante considerar as conseq??ncias sociais da afasia.

A interven??o cl?nica, com alvo na reintegra??o social, demonstra que a dimens?o social constitui um item relevante para o estudo da afasia cl?nica, visto que a reabilita??o ? um dos principais focos dos fonoaudi?logos.

O tratamento medicamentoso de um paciente af?sico depende da sua etiologia (AVE, tumor, trauma etc) e de desordens associadas (p.ex. disfagia, que se caracteriza pela dificuldade de engolir alimentos, por causa da les?o cerebral, espec?fica neste caso da afasia).

A avalia??o neuropsicol?gica consiste de testes espec?ficos, visando avaliar as fun?es cognitivas cerebrais. S?o avaliadas a aten??o, mem?ria, linguagem, praxias, gnosias e fun?es executivas superiores (como abstra??o, c?lculo e planejamento).

A avalia??o neuropsicol?gica, quando aplicada para auxiliar a reabilita??o e interven?es de outros terapeutas, ? ?til ao definir as fun?es mais comprometidas e as que se mant?m preservadas, para da? tra?ar-se um plano terap?utico.

Nos pacientes af?sicos s?o utilizados testes espec?ficos de avalia??o de linguagem, que incluem compreens?o, nomea??o, flu?ncia verbal, leitura e escrita.

Como j? foi dito, nenhuma teoria isolada pode explicar todas as facetas do d?ficit de linguagem resultante da afasia, isso for?a os cl?nicos a olharem o problema de diferentes maneiras e integrarem essas vis?es em uma abordagem cl?nica.

A reabilita??o de um paciente af?sico vai depender do tipo de afasia e do grau de comprometimento do paciente. De qualquer forma, o paciente se beneficia do tratamento fonoaudiol?gico, tanto na recupera??o da linguagem, quanto na manuten??o das fun?es fonoarticulat?rias, mastigat?rias e de degluti??o.

*Colabora??o da Dra. Ana Laura Maciel Almeida, neurologista do setor cl?nico do N?cleo de Estudos de Fonoaudiologia do CES/JF.


Cal Coimbra
? psic?loga e fonoaudi?loga especialista em voz
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail viver_fonoaudiologia@acessa.com