Zooterapia
Terapia com animais apresenta bons resultados no Abrigo Santa Helena. A inten??o ? expandir o projeto em outras institui?es

S?lvia Zoche
R?porter
21/02/2006

Assista ? reportagem! Conhe?a tamb?m a cinoterapia, a terapia assistida por c?es que ajuda crian?as, adolescentes e idosos a superarem seus limites.

Leia! Leia!

Alegria, surpresa e emo??o estampados nos rostos dos idosos do Abrigo Santa Helena. ? que eles receberam uma visita especial que acontece quinzenalmente, h? pouco mais de um m?s. Tr?s cachorros e dois gatos foram levados pelo projeto de zooterapia da psic?loga Magda L?cia Moreira Rap?so e das veterin?rias Rosana Soares Vianna e Mara L?cia Assis dos Santos.

A inten??o ? melhorar a sa?de e a sociabilidade dos idosos atrav?s do contato com animais. "Levamos tamb?m cachorros e gatos de rua, que eu trato na cl?nica, e com algum tipo de defici?ncia. Assim, eles percebem que, mesmo com problemas, os bichinhos s?o felizes", diz Rosana.

A assistente social do abrigo, Roberta Ferreira de Souza se impressionou com uma das senhoras, Clarice Guimar?es (foto abaixo, ? esquerda). ?Ela ? uma pessoa muito dif?cil de expressar sentimentos, mesmo com parentes?, diz Roberta, depois de v?-la rindo e abra?ada a um dos cachorros.

Abra?ar e conversar com os animais foi o que a maioria fez. Muitos pediam pra colocar os bichos no colo e contavam sobre a ?poca que possu?am animais de estima??o em sua casa, como Sebasti?o Alves (foto acima, ? direita).

Primeiro, a visita foi na ala masculina e depois, na feminina. A psic?loga Magda observa que a rea??o de homens e mulheres ? diferente. "A mulher ? mais ansiosa, tem medo e, aos poucos, perde o receio. Duas delas adoram gatos e pegam no colo como se fossem bonecos. O homem j? ? mais expansivo. Ver a satisfa??o deles ? muito bom", comenta.

Benef?cios
Brinquedos, ra??o e escova de pentear s?o levados para que os idosos possam interagir mais com os bichos. Alguns deles, j? tiveram animais em casa e dizem adorar a presen?a deles. "Eles gostam muito. Querem saber quando v?o voltar e comentam entre eles sobre a visita", diz a assistente social.

Entre os resultados favor?veis da zooterapia, enumerados pela psic?loga, est?o a melhora do sistema imunol?gico e a capacidade motora; eleva??o da auto-estima; sociabilidade; diminui a ansiedade e a press?o sang??nea; e funciona como um anti-depressivo. Para animar ainda mais o abrigo, j? est? programada a visita de c?es adestrados da Pol?cia Militar.

Escolha dos animais
Os bichos que far?o parte do projeto s?o escolhidos a dedo pelas veterin?rias. Eles n?o podem ser agressivos, por isso os gatos do projeto s?o filhotes. "Os adultos s?o ariscos e como os idosos v?o brincar, ele tem que ser bem manso. J? os c?es, n?o tem problema quanto ? idade", explica Rosana.

H? tamb?m um controle r?gido de parasitas ? contra pulgas e carrapatos -, todos s?o vermifugados e vacinados e os que s?o de rua s?o castrados.

Como a maioria dos animais levados s?o abandonados e colocados para doa??o, n?o ? poss?vel dizer se estar?o presentes, na pr?xima visita. Mas o que n?o falta, ? animal abandonado na cl?nica de Rosana. Se por um lado significa que haver? sempre um animal para o projeto, por outro, indica que o abandono de c?es ? freq?ente.

Trabalho volunt?rio
Duas volunt?rias, Cl?udia Caraciolo (foto ao lado) e Maria Fernanda Grinalson ajudam a levar os animais ao abrigo. Inclusive, o cachorro de Cl?udia, Goober, da ra?a golden retriver, faz parte do projeto.

Ele tem sete meses e sua participa??o foi aprovada, entre outras coisas, por ser considerado um c?o de agressividade zero. "Interessante ? que Goober ? filho de um cachorro l? de Bras?lia, o Barney, que faz parte de um projeto de visita??o a pessoas com Alzheimer", conta Cl?udia.

O voluntariado ? uma quest?o importante para as mentoras do trabalho. Mas Rosana enfatiza a necessidade de perman?ncia na iniciativa. "Tem gente que vem e vai embora. Eu assumi um compromisso e vou prosseguir". Se mais pessoas ajudarem, a freq??ncia da zooterapia no abrigo pode aumentar. "As visitas s?o quinzenais, porque somos poucas pessoas. Para ter um resultado mais significativo, o ideal seria virmos duas vezes na semana", ressalta Magda.

Cl?udia, que ? pedagoga, diz que tem prazer em cuidar de c?es. "Sou como Rosana. Vejo algum cachorro abandonado e levo pra casa pra cuidar e depois ofere?o pra doa??o e acabo me apegando a eles", conta. Maria Fernanda gosta de participar como volunt?ria em diversos projetos e fica satisfeita ao ver os resultados. "Na verdade, n?o s? os animais fazem bem aos idosos, mas o carinho que os idosos d?o ? muito importante para os bichos que foram abandonados", comenta.

A id?ia
Magda e Rosana (foto, ? esquerda e ? direita, respectivamente) ainda n?o se conheciam, mas tinham id?ias parecidas. Montar um projeto com animais que ajudassem as pessoas. "Vi uma mat?ria, em setembro do ano passado, em um jornal e gostei. Procurei a Sociedade Juizforense de Prote??o aos Animais e a Elisa - presidente da Sociedade - me indicou a Rosana. No fim de novembro, come?amos a montar o projeto", conta. A primeira visita foi no dia 18 de janeiro de 2006.

De in?cio, elas planejam a ida em organiza?es filantr?picas para idosos e em casas de descanso. Mais tarde, pretendem expandir o trabalho para outras institui?es de crian?as com necessidades especiais. "J? andei pesquisando alguns lugares em Juiz de Fora para que possamos difundir o projeto. Futuramente, vamos procurar os hospitais tamb?m", revela Magda.

Leia tamb?m:

  • Cinoterapia - A terapia assistida por c?es ajuda crian?as, adolescentes e idosos a superarem seus limites
  • C?o Guia - Mel ? pioneira em Juiz de Fora e ? ela quem auxilia a estudante de Direito Marina Fernandes de Miranda