Artigo
Linguagem e fala: implica?es para a educa??o no desenvolvimento escolar

::: 16/03/2006

Freq?entemente, os conceitos de linguagem, l?ngua e fala s?o usados como sin?nimos, ocasionando uma s?rie de equ?vocos, relacionados com as dificuldades apresentadas por algumas crian?as, principalmente no ?mbito escolar.

Os conceitos de linguaguem e l?ngua utilizados como sin?nimos ocorrem devido ? tradu??o literal de obras liter?rias de autores estrangeiros, cuja sua l?ngua natal n?o possua duas palavras distintas para diferenciar esses dois conceitos. Cabe a n?s, usu?rios da l?ngua portuguesa, contextualizar os termos.

A linguagem possui um sentido mais amplo que a l?ngua, pois ? tudo que envolve significado, n?o se limitando a uma ?nica forma de comunica??o. A linguagem de outros animais, a postura corporal, as express?es faciais, a maneira de nos vestirmos, os sinais de tr?nsito, a m?sica e a pintura tamb?m s?o formas de linguagem.

O conceito de l?ngua ? mais restrito. Como sistema abstrato de regras gramaticais, ele apresenta-se em v?rios planos: o fonol?gico ? um dos planos que envolve os sons da l?ngua, o morfol?gico relaciona-se ? forma, o plano sint?tico refere-se ? estrutura. Os significados que a l?ngua apresenta ? estudado no plano da sem?ntica, al?m do estudo do discurso, que est? ligado ? pragm?tica. ? importante lembrar que existem as l?nguas orais-auditivas (audi- ??o/oraliza??o) e as l?nguas espa?o-visuais (vis?o/sinais manuais).

J? a fala corresponde ? realiza??o motora da linguagem (l?ngua). Compreende a articula??o e a emiss?o dos fonemas. ? um processo mec?nico de comunica??o verbal. Acusticamente, a fala ? o som provocado pelas vibra?es das pregas vocais, amplificadas pela laringe e cabe?a e modeladas pelos ?rg?os fonoarticulat?rios, formando os diferentes sons que s?o agrupados em palavras e frases ritmadas e faladas com certo grau de intensidade.

Em v?rias ocasi?es, a escola exige dos alunos um n?vel lingu?stico para que consigam alcan?ar uma aprendizagem. Por?m, a pr?pria escola muitas das vezes n?o d?o os subs?dios necess?rios para as crian?as adquirirem uma linguagem e aprendizagem efetivas.Torna-se necess?rio que profissionais da educa??o entendam mais a fundo as inter-rela?es entre linguagem e escola.

Para os profissionais que trabalham com crian?as, ? muito importante conhecer a distin??o daqueles termos para tentar identificar e distinguir as poss?veis dificuldades e encaminhar devidamente as crian?as para algum atendimento espec?fico, quando necess?rio, como, por exemplo, para a fonoterapia.

Finalmente, o papel da escola no desenvolvimento da linguagem, l?ngua e fala ? evidente, j? que o contexto escolar contribui de forma decisiva para a evolu??o da comunica??o oral e escrita.

*Colabora??o da fonoaudi?loga e prof. M?nica Schmidt de Andrade.


Cal Coimbra
? psic?loga e doutora em Fonoaudiologia
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail viver_fonoaudiologia@acessa.com