Dia-a-dia da coluna saud?vel Pequenos cuidados di?rios podem salvar a sa?de da sua coluna. Um pequeno guia para melhorar a qualidade de vida

Fernanda Leonel
Rep?rter
16/11/2006
A ACESSA.com preparou um guia pr?tico para voc? fazer pequenas mudan?as em a?es cotidianas e ganhar mais qualidade de vida quando o assunto ? coluna. Anote e fa?a o teste em casa. Clique para conferir!

Leia!

foto de uma coluna
vertebral D? pra imaginar o corpo humano sem ossos? Foi com essa pergunta que a fisioterapeuta Aline de Sartro Motta come?ou a explicar a import?ncia da coluna vertebral para o nosso corpo. Segundo a fisioteraputa, o corpo seria uma "verdadeira gelatina sem funcionamento" caso n?o tiv?ssemos esse "eixo central" para equilibrar postura e fun?es do corpo.

Essa parte t?o importante, no entanto, nem sempre recebe o carinho e aten??o que merece. ? s? olhar para o lado para enxergar algu?m no trabalho ou em casa - para n?o falar olhar para voc? mesmo - todo torto, sentado na cadeira ou deitando de forma incorreta.

"Cometemos erros com a nossa coluna a todo momento. Pequenas coisas que v?o influenciar na nossa terceira idade, no nosso rendimento e na nossa qualidade de vida", destacou Aline, lembrando que n?o ? s? a coluna que sofre quando a tratamos mal. "Para realizar bem as atividades do dia-a-dia, precisamos receber oxig?nio e eliminar g?s carb?nico no ritmo e intensidade adequados. Esse fluxo respirat?rio pode ser prejudicado por problemas posturais", acrescenta.

Quem ainda tem h?bitos sedent?rios, fica muito tempo sentado ou faz grandes esfor?os f?sicos quando trabalha, tem ainda mais tend?ncia a ter problemas como estes. Isso porque, todas essas atividades, s?o potencializadoras de fraqueza muscular ou no caso da atividade pesada, exp?e a coluna a erros posturais. Como explica a fisioterapeuta, sem m?sculo para proteger os ossos, a possibilidade de fratura ? muito maior.

Para evitar esse tipo de complica??o, quem est? no grupo dos mais atingidos, pode procurar uma academia para tentar resolver o problema. Aline explica que o exerc?cio f?sico, que restaura a for?a e d? mais m?sculos ao corpo, ? a base para o controle de dor na coluna vertebral.

Se para esse grupo, os cuidados parecem, no m?nimo, f?ceis de serem resolvidos, para a fisioterapeuta, o grande problema est? nas pequenas atividades do dia-a-dia. Para Aline, s?o essas pequenas mudan?as de h?bito que podem evitar em mais de 80% as possibilidade de problemas na coluna.

A ACESSA.com montou, em parceria com a fisioterapeuta, um pequeno guia pr?tico de novas atitudes para voc? adotar no seu cotidiano. Coisas simples, que n?o demandam investimento financeiro e que podem salvar a sua pele - ou melhor sua coluna - na hora de realizar coisas que voc? faz todos os dias.

Dia-a-dia da coluna saud?vel
jeito errado de pegar objetos nos ch?o jeito certo de pegar objetos nos ch?o

Na hora de pegar um objeto no ch?o, nada de dobrar a coluna toda para pegar peso. Se toda vez voc? fizer isso, pode ir se preparando, segundo Aline de Sartro, para uma boa bengalinha no final da vida. Agache, e jogue o peso para a perna.

jeito errado de pegar coisas altas jeito certo de pegar coisas altas

No outro extremo, vale a dica para pegar coisas no alto. Nada de esticar na ponta do p?, esticar o bra?o e tudo mais que der na pinta para alcan?ar algo que est? em cima do guarda-roupa, por exemplo. Vale pegar uma cadeira para cuidar da coluna.

jeito errado de lavar vasilhas jeito certo de lavar vasilhas

Na hora de lavar as vasilhas e arrumar a cozinha sagrada de todos os dias, vale colocar um apoio nos p?s para aliviar a coluna, que naturalmente, j? sofre com a altura da pia. Pode ser um monte de livros velhos, uma panela, qualquer coisa. O importante ? que um de seus p?s possa ficar suspenso de vez em quando.

jeito errado de ver televis?o jeito certo de ver televis?o

Nada de espalhar sof? ou cadeira afora s? porque vai descansar e assistir televis?o. Para sentir que est? descansando de verdade, o certo ? arrumar um apoio para levantar os p?s.

jeito errado de ver televis?o jeito certo de ver televis?o
Na hora de levantar da cama, vale a regra de que se deve acordar devagar. Nada de pular da cama. Vire de lado, ap?ie o bra?o e a?, s? depois, com os p?s j? no ch?o, levante da cama.

jeito errado de empurrar coisas pesadas jeito certo de empurrar coisas pesadas
Se na hora de fazer for?a, n?o tiver mesmo como escapar, vale ficar de costas. Quando empurramos uma mesa de frente, por exemplo, for?amos mais a coluna e tamb?m ficamos em uma posi??o torta que em nada colabora com a sa?de do seu "eixo central".

jeito errado de trabalhar no computador jeito certo de trabalhar no computador
No computador a postura ? imprescind?vel. Principalmente porque n?o h? quase nada no mundo moderno que roube mais o nosso tempo do que ficar na frente dele. Na hora de olhar novidades na internet ou trabalhar, sente no "fim" da cadeira, encoste e se aproxime do computador. A coluna agradece mais uma vez!