Cal Coimbra Cal Coimbra 16/02/2007

Vertigem tem tratamento fonoaudiol?gico

O equil?brio corporal ? a capacidade que a gente tem de manter-se em p? ou de executar movimentos de acelera??o e rota??o do corpo sem cairmos no ch?o.

Nosso equil?brio depende da integra??o de tr?s sistemas b?sicos - o vestibular, que est? contido na orelha interna, o proprioceptivo, que leva informa?es das sensa?es corporais para o c?rebro e o sistema visual, que manda para o c?rebro a informa??o quando estamos parados ou em movimento). Esta integra??o permite ao Sistema Nervoso Central (SNC) reconhecer posi?es e movimentos da cabe?a em rela??o ao corpo e ao espa?o.

O que acontece quando esses sistemas se desintegram?

Quando ocorre desintegra??o nas informa?es desses tr?s sistemas, a pessoa fica exposta a um sintoma bastante conhecido - a vertigem - que ? um tipo de altera??o do equil?brio corporal tamb?m conhecida popularmente como tontura.

Entre as vertigens existentes, a Vertigem Postural Parox?stica Benigna (VPPB) ? considerada o tipo mais comum do dist?rbio vestibular.

O que ? a Vertigem Postural Parox?stica Benigna?

A VPPB ? caracterizada por uma intensa vertigem do tipo rotat?ria devido ? mudan?a brusca na movimenta??o da cabe?a ou do corpo, sendo tamb?m acompanhada de n?useas, v?mitos e outras manifesta?es neurovegetativas.

Em que fase do desenvolvimento ? mais comum a vertigem?

? muito comum em jovens, adultos e idosos, mas raramente se manifesta em crian?a. Entre os dois g?neros, a freq??ncia predomina em mulheres.

Quais s?o as causas que determinam a Vertigem Postural Parox?stica Benigna?

Existem algumas causas caracter?sticas da VPPB, importantes para o nosso conhecimento: al?m da vida sedent?ria que se leva, os erros alimentares, que cometemos quase que diariamente, os dist?rbios vasculares, o traumatismo craniano, ainda existem outras causas menos conhecidas, como:

  • disfun??o hormonal ovariana
  • hiperlipidemia (aumento do teor total de lip?dios contidos no sangue)
  • hipo ou hiperglicemia (redu??o ou aumento acentuado da taxa de glicose no sangue)

Foto ilustrativa 
  de uma pessoa com vertigem Mas existe ainda aquela vertigem que se manifesta espontaneamente ou a partir de causas obscuras ou desconhecidas, a de outras doen?as otoneurol?gicas. Esse tipo de vertigem normalmente perturba muito a qualidade de vida da pessoa, ao ponto de at? torn?-la social ou profissionalmente incapacitada, tamanho o desconforto da vertigem.

Primeiro, ? imprescind?vel conhecer a hist?ria cl?nica do cliente. Em seguida, uma anamnese detalhada, mais a realiza??o de exame otoneurol?gico, o Vecto-eletronistagmografia, que avalia o sistema vestibular.

O sucesso terap?utico depende da realiza??o de um bom diagn?stico, uma vez que, por meio dele, obt?m-se dados espec?ficos das altera?es labir?nticas individuais, tornando o tratamento personalizado e eficaz.

Entre os recursos terap?uticos utilizados como tratamento de clientes com dist?rbios do equil?brio corporal, encontra-se a Reabilita??o Vestibular (RV), cujo objetivo ? promover a melhora do equil?brio global e a restaura??o da orienta??o espacial atrav?s de exerc?cios ou manobras, al?m do tratamento medicamentoso, cir?rgico e da dieta alimentar.

Essa op??o terap?utica ? uma forma de tratamento segura, econ?mica e eficiente, sendo o mesmo dividido em tr?s fases importantes: orienta??o e esclarecimentos ao cliente e ? sua fam?lia sobre o funcionamento normal do equil?brio e seus sintomas, al?m do tratamento que ser? proposto; o treinamento, que s?o movimentos repetidos de olhos, cabe?a, tronco e exerc?cios de marcha e o acompanhamento e monitoramento do paciente.

Os exerc?cios e/ou manobras utilizadas na RV estimulam os fen?menos de adapta??o, envolvendo a habitua??o e a compensa??o do Sistema Vestibular. Cumpre ressaltar que esses processos dependem da neuroplasticidade no Sistema Nervoso Central, al?m da idade do cliente e de seu estado ps?quico.

A Fonoaudiologia, atrav?s da Reabilita??o Vestibular, traz in?meros benef?cios para os clientes portadores de Vertigem Postural Parox?stica Benigna, uma vez que reduz, de forma significativa, os sintomas associados, aumentando, assim, a autoconfian?a da pessoa, promovendo-lhe melhor qualidade de vida.

Colabora??o das fonoaudi?logas Luana Mara da Silva Almeida e K?tia Adriana Sixel Estiguer


Cal Coimbra
? psic?loga e doutora em Fonoaudiologia
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail viver_fonoaudiologia@acessa.com