Quick Massage Diante do stress e da rotina pesada do dia-a-dia, conhe?a uma t?cnica para ser aplicada no ambiente de trabalho

Renata Cristina
Rep?rter
08/06/2007

Aperta daqui, for?a de c?, treme de l? e ufa! Acabou aquela dorzinha que te acompanhava durante todo o dia. Por mais inofensiva que pare?a, a massagem t?m efeitos muito expressivos na sa?de humana.

H? in?meras pesquisas que comprovam sua efic?cia. Nos Estados Unidos, esta terapia ? amplamente estudada pelo Touch Research Institute, que descobriu uma forma de aumentar a produtividade dos funcion?rios de uma companhia, atrav?s da massagem.

Nada de promo??o, pr?mios ou recompensas no final do m?s. Foi com a t?cnica que a empresa otimizou seus resultados. A pesquisa entitulada "Melhor do que uma paradinha para o cafezinho" trabalhou com dois grupos. Um que tinha tempo para o caf? e pausas para um grupo de relaxamento. O outro recebia 15 minutos de massagem duas vezes por semana.

O resultado comprovou que quem era massageado contava com maior concentra??o e rapidez para realizar as atividades di?rias. Al?m disso, foram feitos testes com a quantidade de horm?nio do estresse, que ficou elevada no grupo de relaxamento. Na medi??o das ondas cerebrais alfa e beta, respons?veis pela aten??o, cogni??o, relaxamento e medita??o, as pessoas massageadas mostraram-se mais abertas.

"Os benef?cios s?o incalcul?veis", observa a massoterapeuta Ros?ngela Vieira. De acordo com a especialista em t?cnicas terap?uticas, a massagem traz um al?vio imediato de dores, cansa?o f?sico e mental, stress, desconforto muscular, dor de cabe?a, al?m da melhoria na circula??o sangu?nea.

Conhe?a a Quick Massage
Foto da cadeira de massagem

A Quick Massage, como o pr?prio nome em ingl?s j? diz "massagem r?pida", foi criada para atender pessoas no ambiente de trabalho ou na correria do dia-a-dia. A aplica??o ? feita em uma cadeira especial (foto) para que o paciente se sinta relaxado. Ao contr?rio das outras t?cnicas, a pessoa n?o precisa estar com uma roupa apropriada e usar ?leos no corpo.

Conforme explica Ros?ngela, os locais mais trabalhados na Quick s?o os pontos de tens?o atingidos no decorrer do dia, como o o pesco?o, costas, bra?os e ombros. "Com cerca de dez a vinte minutos, todas essas ?reas s?o massageadas e a pessoa j? pode sentir a diferen?a", revela a especialista.

Entre os benef?cios espec?ficos desta t?cnica, est?o o relaxamento muscular, diminui??o das dores de cabe?a, aumento da disposi??o e melhor qualidade respirat?ria.

A t?cnica faz muito sucesso em conven?es e empresas, devido a sua praticidade. A empresa americana Apple foi uma das primeiras a recorrer ao Quick, ainda na d?cada de 1980, em decorr?ncia dos in?meros problemas de sa?de apresentados por seus funcion?rios, que passavam o dia todo no computador.

Cuidados

S?o poucas as contra-indica?es de uma massagem como esta. No entanto, n?o ? indicada para pessoas com doen?as de pele infecciosa, bolhas ou ferimentos que n?o est?o curados. ? importante, ainda, procurar um profissional qualificado, para evitar problemas musculares e na articula??o.