Eu uso aparelho Cada vez mais adultos encaram o desafio de usar
aparelhos nos dentes em nome da est?tica e da sa?de bucal

Guilherme Ar?as
*Colabora??o
17/08/2007

J? se foi o tempo em que tirar aquela foto para o ?lbum de fam?lia era uma coisa constrangedora para as pessoas com aparelhos nos dentes. O tratamento, que antes era quase exclusividade das crian?as e adolescentes, virou moda tamb?m entre os adultos.

A pedagoga Let?cia Couto Bicalho (foto abaixo), de 48 anos, ? uma prova de que cada vez mais adultos assumem os famosos ferrinhos nos dentes. "N?o tive qualquer tipo de preconceito ou problema em colocar aparelho. Uso desde 2004 e adoro trocar as borrachinhas por outras coloridas", brinca.

A ida ao dentista aconteceu, a princ?pio, pela est?tica. Mas, segundo Let?cia, a fam?lia j? apresentava um hist?rico de pessoas com dentes desalinhados. "Dos meus tr?s filhos, dois tamb?m j? usaram aparelho. Quando o mais velho terminou o tratamento, o outro colocou aparelho tamb?m. Logo depois foi a minha vez de usar", lembra.

foto de Let?cia Couto Com o passar do tempo, a pedagoga percebeu que tamb?m deveria tratar das gengivas com um periodontista. A previs?o para o t?rmino do tratamento ? o final do ano.

Segundo a Associa??o Brasileira do Ortodontia - Ortopedia facial (ABOR), os problemas heredit?rios de proje??o, aus?ncia e falta de espa?o entre os dentes s?o algumas das complica?es que podem ser tratadas com a ortodontia.

Al?m disso, problemas respirat?rios, como atresia de maxilar, mordida cruzada e obstru?es respirat?rias, al?m de c?ries, perda de dentes e problemas na articula??o temporomandibular (ATM) s?o outras complica?es que podem ser tratadas com a ortodontia.

Mas, segundo a dentista especialista em ortodontia, Cl?udia Navarro (foto abaixo), o tratamento ortod?ntico n?o se resume em colocar aparelhos nos dentes.

"Nas crian?as e adolescentes, por exemplo, o uso de aparelhos pode ser evitado se os pais fizerem a avalia??o na ?poca adequada. E as crian?as n?o precisam perder todos os dentes de leite para colocar aparelho. A ortodontia prevetiva e interceptativa est? indicada em casos de mordida cruzada, perda dos dentes de leite antes da hora ou quando a crian?a tem o h?bito de chupar chupeta ou dedo. J? nos adultos, o tratamento ? corretivo", explica Cl?udia.

O tratamento evoluiu

foto de Cl?udia Navarro De acordo com Cl?udia, os estudos acerca da ortodontia levaram ? evolu??o do tratamento dos problemas dent?rios e esquel?ticos. Uma das grandes novidades, que colaboram para esse avan?o, ? a utiliza??o de parafusos, atrav?s de microimplantes (microparafusos ortod?nticos).

Os microparafusos podem ser usados junto com os aparelhos convencionais, auxiliando no mecanismo de corre??o dos dentes e com possibilidade de dimunuir o tempo de uso do aparelho.

A est?tica ? outra preocupa??o quando o assunto s?o os aparelhos. As op?es de aparelhos transparentes, invis?veis e internos j? s?o uma realidade no tratamento dos dentes. De acordo com Cl?udia, h? cerca de 15 anos a ortodontia para os adultos come?ou seu processo de evolu??o. "Os pais traziam os filhos nos consult?rios e acabaram optando por tamb?m fazer o tratamento", explica.

A colabora??o do paciente

Apesar de toda a evolu??o da ortodontia, o paciente ainda ? uma pe?a fundamental para que o tratamento tenha sucesso. "Usar aparelho ainda pode trazer algum inc?modo, principalmente no in?cio. Os avan?os buscam um maior conforto para o paciente, mas ele deve colaborar nesse processo", afirma Cl?udia.

Segundo a ortodontista, os cuidados com a higieniza??o da boca s?o de fundamental import?ncia, j? que a falta de higiene pode acarretar em problemas, como os de gengiva, por exemplo. "O que causa a c?rie s?o as placas bacterianas e n?o os aparelhos, como muita gente pensa. Outro fator que o paciente deve ter aten??o ? ao ac?mulo de alimentos, al?m de fazer a escova??o dos dentes e usar fio dental", conclui.

*Guilherme Ar?as ? estudante de Jornalismo da UFJF