Cal Coimbra Cal Coimbra 11/10/2007

Brincadeiras que desenvolvem a
comunica??o nos beb?s - Parte II

foto de uma pessoa lendo Ajudar a crian?a a desenvolver habilidades espec?ficas ? sempre um desafio para a fam?lia ou para os que cuidam dela. Especificamente no caso da linguagem, ? importante incentivar e encorajar a crian?a a despertar o interesse pela comunica??o.

Os adultos ao mostrarem os objetos a ela devem ter a sensibilidade de perceber o interesse da crian?a pelas brincadeiras. Depois do jogo de intera??o face-a-face, podemos come?ar a brincadeira para habilidades visuais.

No rec?m-nascido, os m?biles s?o importantes para esse desenvolvimento. N?o devem ser colocados apenas na posi??o central da caminha ou do ber?o para que o beb? possa v?-lo quando deitado. Deve-se coloc?-los tamb?m um pouco para a direita e outro para a esquerda. N?o ? aconselh?vel amarrado apenas de um dos lados. Devem ser coloridos, de prefer?ncia com cores contrastantes.

Com criatividade, pode-se fabricar m?biles em casa mesmo sem precisar gastar dinheiro com brinquedos caros. Materiais como papel, papel?o, pl?sticos, quando pintados, podem surtir bons efeitos e distrair o beb?. Devem ser bastante fortes para a seguran?a do beb? ao manipul?-los.

Se o beb? j? consegue sentar, por exemplo, pode-se permitir que ele passe boa parte do dia sobre uma manta no ch?o com brinquedos de v?rias formas, tamanhos e cores.

Deve-se dar oportunidade ao beb? de ver diversos objetos e de diferentes ?ngulos para que ele possa com o tempo conseguir distinguir os objetos em diversas posi?es, cores e formas, importantes para o desenvolvimento da percep??o visual, que vai contribuir para o aprendizado na escola.

As habilidades de m?os e olhos numa rela??o pr?xima permitem aos beb?s fazer escolhas dos objetos. Lembremos que a educa??o consiste em oferecermos objetos para que o pr?prio beb? fa?a suas escolhas naqueles que mais lhe interessam. Educar n?o ? impor, ? respeitar as escolhas, que v?o favorecer uma comunica??o mais espont?nea.

As habilidades visuais contribuem tamb?m para a leitura e escrita quando associada ?s habilidades motoras, que tamb?m t?m papel importante para o desenvolvimento geral da crian?a.

Ao oferecer objetos para o beb?, o interc?mbio entre o adulto e ele deve ser realizado com objetivo de encoraj?-lo a falar, a ser responsivo durante as brincadeiras, para ampliar o desenvolvimento ling??stico e a curiosidade. Este momento ? rico em informa?es para o estabelecimento das rela?es interpessoais.

Estamos observando que mesmo tendo o principal objetivo aqui que ? desenvolver as habilidades visuais que o beb? precisa para observar as posi?es e os movimentos dos objetos, ainda assim pode-se desenvolver as habilidades sociais e de linguagem, quando tratamos de rela?es humanas.


Cal Coimbra
? psic?loga e doutora em Fonoaudiologia
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail viver_fonoaudiologia@acessa.com