A for?a do pensamento Imaginar coisas boas e desejar o bem podem tornar seu dia e sua vida mais harm?nica

Renata Solano
*Colabora??o
18/10/2007

Em alguns momentos da vida, as coisas acontecem na hora e local certos e muitas vezes pensamos que foi pura coincid?ncia, mas quando se come?a a refletir melhor sobre os acontecimentos, verificamos sempre haver uma rela??o entre os fatos e as escolhas que tomamos no decorrer de nossa exist?ncia.

Sincronicidade ? um conceito desenvolvido pelo psiquiatra Carl Gustav Jung com o intuito de definir os acontecimentos que relacionados pelo poder do significado e n?o somente pelo sentido causa e efeito.

De acordo com Jung, esta energia est? presente na vida de todas as pessoas, mas nem todo mundo consegue perceb?-la, tendo em vista a falta de aten??o e sensibilidade que a correria do dia-a-dia implica.

Mas temos a capacidade de perceber esse conceito quando damos aten??o ao que estamos fazendo e pensando, diferente da coincid?ncia, que trabalha com a simultaneidade de dois acontecimentos, a sincronicidade n?o implica somente na aleatoriedade das circunst?ncias, mas sim na rela??o de significados entre os acontecimentos.

O pensamento positivo ? muito retratado e exaltado pela lei da atra??o expressa e defendida pelo livro e pelo filme best sellers The Secret (O Segredo). O dom do ser humano, um ser pensante, de atrair tudo o que quer para sua vida, ? a base dessa lei da atra??o.

Segundo a professora de yoga, Camila Ara?jo, o segredo j? n?o ? mais uma quest?o de cren?a ? uma quest?o que a f?sica qu?ntica est? desenvolvendo e provando. "O filme Quem somos n?s? parte da mistura entre fic??o e document?rio para nos mostrar que a realidade ? criada por n?s e que, portanto, podemos modific?-la", completa.

Camila acredita que o sankalpa (frase curta), pensamento bom ou vis?o e imagem da coisa que se deseja ou gostaria que acontecesse funcionam, pois trabalham com a energia positiva. "Nessas frases nunca devemos usar palavras como n?o e nunca", explica.

Outro conceito utilizado pelos profissionais de yoga ? o santosha que, segundo Camila, descreve a capacidade de manter o contentamento e a satisfa??o diante de qualquer situa??o, positiva ou negativa, estimulando uma vis?o diferente do mundo, uma vis?o meio que "Poliana"**.

Mas a cren?a de atrair um pr?mio da loteria ou o amor da vida, n?o ? regra nem norma sempre, nem mesmo funcional. Para o sincretismo, manter um pensamento positivo e estar bem consigo mesmo s?o essenciais para perceber acontecimentos favor?veis ao nosso desenvolvimento.

Para o psiquiatra Adelg?cio de Paula o pensamento positivo fortalece a auto-estima e confian?a, mas ele deve sempre estar acompanhado de a?es. "N?o adianta voc? desejar estar com algu?m se voc? n?o toma atitudes que possibilitem isso. ? preciso cultivar a?es que condizem com suas expectativas, nesse sentido o pensamento positivo ? pertinente e corroborado", explica o psiquiatra.

Ent?o, a partir de hoje, preste mais aten??o na sua vida e nos acontecimentos que o cercam, assim, voc? mant?m firme seus pensamentos no crescimento e desenvolvimento pessoal.

**Livro de Eleanor H. Porter que conta a hist?ria de uma menina capaz de ficar feliz at? nos piores momentos.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF