Terça-feira, 30 de janeiro de 2018, atualizada às 17h47

Abertas inscrições para programas contra perda de memória dos idosos

Da redação

Com o objetivo de contribuir para a preservação da memória, autonomia e independência dos idosos e promoção de sua qualidade de vida, estão abertas inscrições para programas de treinamento de memória, voltado para  idosos a partir dos 60 anos. O curso é oferecido gratuitamente pelo Polo de Enriquecimento Cultural para a Terceira Idade da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

As inscrições para os dois programas devem ser feitas até sexta-feira, 2 de fevereiro, presencialmente no Polo de Enriquecimento Cultural, na Avenida Barão do Rio Branco, 3.372, no centro de Juiz de Fora, ou pelo telefone (32) 3215-4694.  

Neste ano o projeto se desenvolverá em dois grupos, com número maior de participantes. O grupo A é voltado para o “Treinamento da Memória de Curto Prazo”, com 20 vagas, e o grupo B é o de “Treinamento com Atividades Socializadoras”, com 25 vagas. Cada grupo terá encontros 15 encontros semanais, sempre das 15h às 16h30, no Polo.

O grupo A será realizado às quartas-feiras, tendo início no dia 7 de março e fim no dia 13 de junho. Este grupo apresenta a seguinte estrutura: parte informativa, exercícios para o treino da atenção, exercício de relaxamento e exercícios específicos para o treino da memória de curto prazo.

Já o grupo B será realizado às terças-feiras, tendo início no dia 6 de março e fim no dia 19 de junho, tendo programadas parte informativa e parte prática, tratando de assuntos variados de interesse do idoso, tais como a importância do convívio social, relaxamento, benefícios da atividade física para idosos, autoestima, Código de Defesa do Consumidor, envelhecimento ativo, nutrição direcionada ao idoso, estigma social relativo ao idoso, benefícios da biodança para a saúde física e mental do idoso.

Os programas funcionam em parceria com a equipe do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), por meio do projeto de extensão “Memória e Qualidade de Vida”.

Pesquisa

As atividades se darão por meio do desenvolvimento da pesquisa “Efeitos de um Treinamento da Memória de Curto Prazo na qualidade de vida de idosos saudáveis”, conduzida pela doutoranda Eunice Maria Godinho Morando, sob a orientação da professora do Instituto de Ciências Humanas (ICH), Maria Elisa Caputo Ferreira.

ACESSA.com - Abertas inscri?es para programas contra perda de mem?ria dos idosos