Espaços Culturais Juiz de Fora possui vários locais para exposições de arte


Djenane Pimentel
Repórter
11/11/04

Juiz de Fora possui uma grande quantidade de espaços culturais, destinados à exposição dos trabalhos dos artistas locais, e com o principal objetivo de promover a cultura. Entre as obras expostas estão telas, desenhos, fotos, gravuras, esculturas, artesanato e outros. Selecionamos alguns destes lugares, para que os interessados em visitar ou expor possam conhecer melhor. Confira:

Universidade Federal de Juiz de Fora

foto Existem dois locais especiais para as exposições realizadas pela UFJF: o Espaço Cultural Reitoria e o Espaço Cultural Biblioteca Central. Na Reitoria, as exposições ficam logo na entrada do prédio e o horário de visitação vai de 8h às 18h, de segunda a sexta. Já na Biblioteca Central, localizada no campus universitário, é reservado todo o primeiro andar para os artistas da cidade e região. A Biblioteca também fica aberta de segunda a sexta, mas de 8h às 23h. Segundo a Gerência de Gestão Cultural da Universidade, todos os anos é aberto um edital, onde as pessoas interessadas podem se inscrever. O Comitê de Cultura analisa as obras e agenda as exposições para o ano todo. Os trabalhos ficam expostos por um período de 20 dias, aproximadamente.
Outras informações pelo telefone: 3229-3965



Centro de Estudos Murilo Mendes

foto Este ano o CEMM comemora dez anos, já pensando em, para o próximo ano, ampliar o número de salas e abrir o local para exposições de artistas da cidade. Isso porque, hoje, no Centro ficam expostos apenas os acervos do poeta: obras de arte, documentos e livros referentes a Murilo Mendes. O CEMM realiza ainda exposições através de intercâmbios com outras cidades do país. As visitas podem ser feitas de segunda a sábado, de 14h às 18h.
Outras informações pelo telefone: 3213-3931



Fórum da Cultura

foto No Fórum existem dois espaços para exposições: o Museu de Cultura Popular e a Galeria de Artes. No Museu são realizadas exposições mensais de natureza temática, com as mais de duas mil peças de artesãos nacionais e estrangeiros, pertencentes ao acervo do Museu. Já a Galeria de Artes, localizada no segundo pavimento, abriga uma produção com exposições de artes plásticas, documentais e pedagógicas. Os artistas interessados devem procurar a assessoria do Fórum da Cultura, para mostrar o trabalho desenvolvido e agendar a exposição, que dura até 15 dias. Segundo a assessoria, existem exposições que são agendadas com até um ano de antecedência. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta, de 14h às 18h. Outras informações pelo telefone: 3215-3850



Centro Cultural Bernardo Mascarenhas

foto O Espaço Mascarenhas possui três galerias: Arlindo Daibert, Celina Bracher e Heitor de Alencar. Além destes lugares, outras obras também podem ser instaladas na Galeria de Arte Infantil, no Espaço Alternativo e no Espaço Fotográfico. A utilização do CCBM ocorre através de processo seletivo, por meio de dois editais ao ano, onde as obras inscritas e selecionadas poderão ficar em cartaz por até um semestre. Os editais são publicados pela Funalfa. As visitas podem acontecer nos horários de 9h às 21h, de terça a sexta. Sábados, domingos e feriados, de 10h ás 16h. Escolas e instituições devem agendar as visitas.
Outras informações pelo telefone 3690-7051



Galeria da Livraria A Terceira Margem

foto A Galeria da Livraria A Terceira Margem expõe diversos tipos de arte e as exposições ficam até dois meses no local, podendo ser apreciadas de segunda a sexta, de 9h às 19h, e aos sábados até às 14h. O artista deve entrar em contato com Kátia Dias ou Izaura Rocha, que irão analisar o seu trabalho.
Outras informações pelo telefone 3216-7320



Galeria Antônio Parreiras

foto Até o final do ano, a agenda da Galeria está completa. O artista que tiver interesse em expor suas obras no local paga um taxa de R$30, por cada dois trabalhos expostos. As mostras ficam em média 15 dias e recebem visitas de segunda a sábado, de 14h às 17h. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone 3211-7295 e, em seguida, encaminhar um ofício com todas as informações do trabalho para a exposição.



Espaço Mezcla de Cultura Latino Americana

foto O Espaço Mezcla seleciona os artistas para as exposições por meio de agendamento e análise das obras apresentadas. Geralmente, a casa noturna tem exposto muitas pinturas, desenhos e fotos de artistas da cidade e região. As visitas podem ser realizadas de 17h30 em diante, até o horário de fechamento da casa, de segunda a sábado.
Outras informações pelo telefone 3082-0042



Centro Cultural Pró-Música

foto O Pró-Música publica um edital no boletim e site do Pró-Música, todo fim de ano (dezembro). O artista que se inscreve é submetido a um comitê, que o avalia, e seleciona oito exposições para ocuparem a Galeria Renato de Almeida, durante o ano seguinte. Cada exposição dura, aproximadamente, 20 dias. Além destas obras, a Galeria também recebe trabalhos de artistas consagrados, de outras partes do país. As visitas podem ser realizadas de 8h às 22h, de segunda a sábado. Aos domingos, de 16h às 20h (ou 22h). Outras informações pelo telefone 3215-3951.



Espaço Cultural Banco do Brasil

foto O Espaço Cultural do Banco do Brasil cede aos artistas da cidade a oportunidade de expor seus quadros na galeria, localizada ao lado do banco. A preferência por quadros se dá justamente pela falta de estrutura do local, que não possui iluminação apropriada, trilhos e outras coisas necessárias para uma exposição maior. Além disso, o local é de passagem de pessoas. Quem tiver interesse em expor no Espaço Cultural Banco do Brasil, basta procurar o responsável, João Alberto Pinto Silva, no 3º andar da agência da Halfeld. Mas, com um porém: vagas somente a partir de maio de 2005!



Mezanino do Alameda

foto Quem vai para o cinema, no Alameda, pode conferir as obras expostas nos fundos do Shopping. O espaço é destinado aos artistas da cidade e região e, geralmente, abriga quadros, telas, fotografias e mosaicos. Como no Natal o Shopping recebe uma decoração diferente, as exposições terminarão no fim de novembro, mas voltam em janeiro. As vagas já estão abertas para novos agendamentos e os interessados podem entrar em contato pelo telefone 3214-1505. As visitas acontecem de 10h às 22h, todos os dias.



Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.