• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Música para que te quero Quem canta seus males espanta... e quem toca também!
    Anote as dicas para você fazer parte desse mundo

    Fernanda Leonel
    Repórter
    04/04/2006

    Música faz bem para o corpo, para a mente e para a alma! A frase, conhecida por muitos, é uma verdade comprovada por médicos e especialistas das ciências da mente. Cantar, tocar, soltar a imaginação e se deliciar em melodias e sons, pode trazer muitos benefícios para quem pratica.

    Quando se fala em benefícios, nem se chegou ainda no caráter "psicológico" da história. Sem falar nos deliciosos encontros e possibilidades de festa que um tocador de violão, por exemplo, acaba desfrutando. Essas possibilidades, sem dúvida, trazem fatores positivos: dizem por aí que paixão de músico pelo que se faz é algo mesmo inexplicável, e isso acaba gerando qualidade de vida.

    Mas mais do que prazer, tocar um instrumento estimula muito a atividade cerebral, e a primeira conseqüência disso são os ganhos que os praticantes de atividades musicais ganham no quesito concentração.

    Como destaca a professora de violoncelo, Ana Cláudia Corrêa (foto), "música e matemática, apesar de não parecer, caminham lado a lado". Sem perceber, o aluno conta compassos, calcula o ritmo, observa as partituras e as lê com o mesmo raciocínio das ciências exatas.

    A coordenação motora também ganha com tudo isso! Independente se a escolha do instrumento passa por cordas, foles, percussões ou expressão vocal, há que se convir que capacidade motora da pessoa fica à prova a todo momento. Segundo a professora, quem começa a familiarizar com todo o campo musical cedo, tem mais chances de desenvolver outras habilidades artísticas.

    Quer ainda mais uma razão para adentrar ou colocar seu filho em um ambiente musical? As escolas ou os centros culturais são verdadeiros espaços de socialização. Em contato com outras pessoas que compartilham dos mesmos assuntos momentâneos, é grande a noção e desenvolvimento do "estar em grupo".

    Para tocar um instrumento ou aprender a cantar é preciso antes de tudo de muita boa vontade. O começo do aprendizado é sempre uma etapa difícil, mas que se encarada com boa vontade, acelera todas as demais.

    Não é nada incomum encontrar pessoas que começam a se dedicar à essa arte e que depois de um mês acham que não nasceram para "a coisa", "pensamento errado", ressalta a professora Ana Cláudia. É preciso um certo espaço de tempo para que a pessoa perceba suas evoluções e analise seu verdadeiro "progresso musical".

    O tempo de aprendizado pode ser diferente para cada um, é preciso ressaltar. Existem sim pessoas que possuem mais facilidade, mas essa mistura de dom e jeito não é o único ingrediente para a receita do sucesso. Como destacam os professores, tem muita gente que nasceu para trabalhar com música, mas que, por falta de disciplina, acabou se perdendo no caminho.

    Se você tem crianças em casa vai aí mais uma dica: quanto mais cedo elas entrarem em contato com o mundo da música, maior a chance delas de aprenderem com mais facilidade. Para aprender cifras ou partituras, ou se dedicar à parte teórica, é necessário que elas estejam alfabetizadas. Mas há outras opções de experiências musicais. Em Juiz de Fora mesmo, várias são as escolas que oferecem a prática da musicalização infantil. Dessa forma, desde cedo, a criança tem a possibilidade de entrar em contato com sons ritmos e ganhar mais intimidade com algum ramo da música.

    Anote as dicas de escolas, centros culturais e e estúdios da cidade que podem lhe ajudar a desenvolver esse seu lado lado artístico:

    Scala Escola de Música

    Endereço - Avenida Rio Branco, 2572
    Informações - 3217-9120
    Aulas - Canto, teclado, piano, violão, guitarra, violino, violoncelo, contrabaixo, musicalização infantil, flauta doce e transversal, teoria musical

    Escola Ministerial Exôdos

    Endereço - Rua Marechal Deodoro, 197/202
    Informações - 3216 4587
    Aulas - Trompete, trombone, sax, teclado, violão, violino, guitarra, contrabaixo, teoria musical, bateria, técnica vocal, gaita

    Escola de Música Live

    Endereço - Rua Espírito Santo, 730
    Informações - 3234 9911
    Aulas - bateria, baixo, guitarra, violão, teclado, canto, percussão e saxofone

    Harmona Escola de Música

    Endereço - Rua Professor Lindolfo Gomes, 85
    Informações - 3236-5148
    Aulas - Bateria, viola, piano, violão, guitarra, violino, teclado, contrabaixo, flauta, gaita, musicalização infantil, harmonia popular, teoria musical, prática de conjunto

    E.M.A tech Escola de Música

    Endereço - Rua Doutor Romualdo, 163
    Informações - 3212-6655
    Aulas - Bateria, violão, guitarra, teclado, contrabaixo.

    C.E.M. "Haydée França Americano"

    Endereço - Rua Batista de Oliveira , 377
    Informações - 3218-0731
    Aulas - percussão, violino, violão, piano, teclado, trompete, clarinete, saxofone, trombone, flauta-doce, flauta transversal, musicalização, canto, coral, teoria, e outros

    Centro Cultural Pró-Música

    Endereço - Rua Coronel Pacheco, 28
    Informações - 3215-8045
    Aulas - bateria, baixo acústico e elétrico, guitarra, violão, teclado, canto, saxofone, cavaquinho, piano, flauta doce e transversal, musicalização infantil, gaita, técnica vocal, viola caipira e erudita

    Sua escola não está aqui? Mande um e-mail para redacao@acessa.com gente que vamos divulgar o seu trabalho

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.