• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Escolas de Libras Conheça as instituições de Juiz de Fora que oferecem
    o curso de Libras e de interpretação

    Renato Costa
    * Colaboração
    20/12/2006

    Com a necessidade de contratar intérpretes de libras para adequar as faculdades aos deficientes auditivos, a tendência é que a demanda desse tipo de profissional no mercado cresça. Em Juiz de Fora, por enquanto, apenas duas escolas de Libras oferecem cursos na área.

    Segundo Rodrigo Mendes, vice-presidente da Associação dos Surdos de Juiz de Fora, o processo para se tornar intérprete na Língua de Sinais exige muita dedicação e empenho do interessado. "É muito importante que o estudante de Libras compreenda o mundo do ponto de vista de quem não ouve. Esse ponto inicial é fundamental para a boa formação de um intérprete", afirma.

    Rodrigo explica que o aluno passa por um curso de "Libras em Contexto", de 12 meses, que o aproxima da Língua de Sinais. Depois disso é que passa a estudar a interpretação. "O profissional só consegue fluência em Libras se estiver sempre em contato com a comunidade dos surdos, e o tempo de aprendizado varia de pessoa para pessoa", diz.

    Demanda cresce, mas profissionais são poucos

    As duas únicas instituições de ensino de Libras de Juiz de Fora estão capacitadas para formar intérpretes, mas o número de profissionais com capacidade para trabalhar nessa área é pequeno.

    O diretor do Centro de Educação e Cultura para o Ensino de Libras (CECEL), Wanderson Samuel (foto), explica que além do mercado de Juiz de Fora, tem que atender a região. "As cidades da região dependem de Juiz de Fora nesse sentido, por isso a demanda é maior ainda", comenta.

    Atualmente, o CECEL prepara profissionais para escolas estaduais, que são avaliados criteriosamente antes de atuarem. As duas instituições da cidade visam a integração social do deficiente auditivo, mas principalmente a melhoria da sua qualidade de vida, além de investir em profissionais que estejam integradas com o universo dos deficientes auditivos.

    Anote as escolas de Libras em Juiz de Fora

    *Renato Costa é estudante do curso de Jornalismo


    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.