Abram as cortinas Conheça algumas casas de espetáculos de Juiz de Fora

Renato Costa
Repórter
02/02/2007

Juiz de Fora é uma cidade rica de centros culturais. Dentre as várias opções, os teatros costumam se destacar, seja pela sua imponência arquitetônica ou por sua agitada vida cultural.

Conheça algumas das casas de espetáculos da cidade.


Cine-Theatro Central

A casa de espetáculos mais antiga de Juiz de Fora, construída em março de 1929, foi originalmente uma sala de cinema, que registrou na sua história a exibição de clássicos do cinema como E o Vento Levou e Ben Hur.

A arquitetura imponente do local, localizada na Praça João Pessoa, s/n chama a atenção por não possuir vigas centrais de sustentação, fazendo com que o espectador tenha visão privilegiada de qualquer local em que esteja. O projeto arquitetônico foi de responsabilidade da Construtura Pantaleone Arcuri, e os afrescos no interior do teatro são do italiano Angelo Biggi.

Em 1989, o Cine Theatro Central foi considerado patrimônio histórico nacional. A partir daí começou a ser administrado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que ficou responsável por restaurar todo o prédio, sendo reinaugurado em novembro de 1996.

As peças teatrais de grande renome no país e até mesmo grupos de teatros internacionais sempre incluíram Juiz de Fora em suas turnês, pela fato da presença do Central. Artistas como Milton Nascimento, Chico Buarque, Roberto Carlos e atores como Suzana Vieira, Miguel Falabella e Cláudia Raia já passaram pelo Central.

O teatro tem capacidade para 1881 pessoas, sendo 1600 lugares no primeiro piso. Os lugares restantes estão divididos entre o balcão superior e a galeria.

Telefone: (32) 3215-1400


Teatro Pró-Música

Situado no Centro Cultural Pró-Música (Avenida Rio Branco, 2329), o teatro foi inaugurado em 1974. A sua história é marcada pela intensidade das atividades culturais ali realizadas.

Depois de passar por uma grande reforma o teatro foi reinaugurado em 1997, oferecendo capacidade para 500 lugares. Embora esteja no centro da cidade, a galeria de 150 metros que o separa da Avenida Rio Branco oferece o silêncio necessário para a apreciação da boa arte.

Fernanda Montenegro, Francisco Mignone e Milton Nascimento, Magdalena Tagliaferro e Gilberto Gil, Carlos Bracher e Leopold La Fosse são alguns dos grande artistas que já subiram no palco do Pró-Música, consagrando esta casa como um verdadeiro espaço da cultura.

A casa de espetáculo oferece a artistas e público tecnologia e conforto a serviço da arte: 500 lugares, amplo palco, mesa de som para 24 canais, quatro camarins, refrigeração central.

Telefone: (32) 3215-8045


Forum da Cultura

O Forum da Cultura (Rua Santo Antônio, 1112) era no seu início uma residência, construída pelo Dr. Clóvis Guimarães Mascarenhas, filho de Bernardo Mascarenhas. Em 1928, a residência foi vendida ao comerciante Roque Domingues de Araújo.

Falecido em 1937, a viúva Hercília Teixeira Cortes de Araújo, vendeu a propriedade à Faculdade de Direito em 1953, representada, pelo seu diretor o professor Benjamim Colucci.

Nesta época, foi construído um anexo para abrigar as salas de aula, que não seguiam o estilo do casarão. No terceiro andar, construiu-se o salão nobre com 247 lugares que, mais tarde, se transformou em um teatro. Em 1971, a Faculdade de Direito mudou-se para o Campus da UFJF. Foi no reitorado do Prof. Gilson Salomão que surgiu o Fórum da Cultura.

Em 30 de julho de 1972, o Grupo Divulgação inaugurou o Teatro, com a peça A Morta, de Oswald de Andrade. Hoje, permanecem no casarão o Centro de Estudos Teatrais (CET) - Grupo Divulgação, o Museu de Cultura Popular, a Galeria de Arte e o Coral Universitário.

Telefone: (32) 3215-3850


Outros teatros em Juiz de Fora
Ilustração: Laura Martins Ferreira - Ilustração de duas máscaras do teatro Teatro da Academia
Rua Halfeld, 1179 - Centro
Telefone: (32) 3249-7700

Teatro da Sociedade Filarmônica de Juiz de Fora
Oscar Vidal, 134 - Centro
Telefone: (32) 3212-2974

Teatro do SESC
Av. Rio Branco, 3090 - Centro
Telefone: (32) 3215-1908

Teatro Solar
Av. Independência, 2104 - Centro
Telefone: (32) 3232-4936

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.