Giro pelo mundo Conheça os programas de intercâmbio disponíveis em JF
Repórter
28/03/2007

Viajar, conhecer novos lugares, pessoas e falar uma nova língua. Diversos motivos impulsionam estudantes, todos os anos, a procurar um intercâmbio cultural.
Trabalho, estudo ou mudança de vida são alguns deles. No entanto, a variedade de programas disponíveis chega a confundir quem pretende deixar a casa dos pais e se aventurar pelo mundo.
Há jovens que priorizam a inserção em diferentes culturas, privilegiando o convívio com uma família tradicional do país visitante. Outros, preferem investir em um estágio ou na carreira universitária e vão se alojar com estudantes. Há também quem opte por trabalho e conjugue a experiência profissional e internacional.
Por esse vasto leque de oportunidades, é que inúmeras dúvidas permeiam a cabeça dos estudantes. Para onde ir? Qual língua aprender? O que fazer no país estrangeiro? Em muitos dos casos, as respostas aparecem ao longo de pesquisas, troca de experiências e ajuda de profissionais qualificados.
Para facilitar a vida de quem pretende embarcar em um intercâmbio, há agências especializadas no ofício, que atuam no direcionamento da escolha do programa, de acordo com o perfil do interessado.
A diretora regional de uma dessas agências, em Juiz de Fora, Adriana Borgerth (foto), orienta jovens de
diferentes faixas etárias a montar seu planejamento de intercâmbio.
"Mais importante do que a língua e o mercado de
trabalho, é o aprendizado que se carrega por toda a vida"
, garante.
De acordo com a diretora, os profissionais que atuam no ramo têm condições de avaliar com aptidão as possíveis alternativas para os jovens, sem influenciar na decisão final.
Anote o endereço de alguns programas em Juiz de Fora
Endereço: Rua Santo Antônio, 539, sala 110
Telefone: (32)3235-7486
Endereço: Rua Santo Antônio,
Telefone: (32) 3211-3105
Endereço: R. Roberto de Barros, 35, Centro.
Telefone: (32) 3211-6544
Endereço: Campus Universitário
Telefone: (32) 3229-3389 ou 3229-3979