• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    157 anos de Juiz de Fora Eventos dos mais variados e uma programação especial
    marcam o aniversário da cidade

    Thiago Werneck
    * Colaboração
    30/05/2007

    Fest Ler, Dia do Desafio, Feira de Holambra, JF no céu, inauguração de obras, concursos, esporte, dança, lançamento de livro, movimentam a comemoração dos 157 anos da cidade, que faz aniversário nesta quinta, dia 31 de maio. Eventos para todos os gostos acontecem desde 4 maio até o até o dia 16 de junho, dentro da programação oficial da comemoração.

    Feira de Holambra

    Um dos destaques fica por conta da Feira de Holambra. Orquídeas, plantas carnívoras, tulipas, trevos da sorte, samambaias, as sete ervas para espantar o mal olhado, pata de elefante, azaléias são algumas das plantas que ficam expostas e a venda no Parque Halfeld, a partir dessa quinta-feira, dia 31 de maio.

    O preço varia desde os R$ 0,75 de uma pequena violeta aos R$ 170 de pata de elefante ou ráfias que são mais raras e tem tratamento especial. Todas vindas do interior de São Paulo, da cidade de Holambra que é um reduto de holandeses no país.

    Foto de um arranjo de flores Foto de um arranjo de flores Foto de um arranjo de flores

    Uma das promotoras da feira em JF, Neuza Marianna Vieira, destaca que a aceitação do público é enorme. "Sempre vendemos muitas plantas, geralmente, o caminhão tem que voltar duas vezes à Holambra para trazer mais flores, se não acabam. Tem gente que vai até três vezes por dia na feira só para se sentir bem na presença das plantas", destaca.

    Segundo Neuza, os recordistas de venda são as orquídeas e tulipas, seguidas das sete ervas e o trevo de quatro folhas japonês. E tanto quem compra alguma planta, como só tem interesse em apreciar a feita pode ter os detalhes que quiser sobre cada uma elas. Duas pessoas de Holambra ficam na feira para tirar as dúvidas e curiosidades de todos.

    Foto de um arranjo de flores E para quem ainda está na dúvida do que comprar de presente no dia dos namorados a feira promete criatividade e beleza na hora de arrumar um buquê. "A gente tem uns papéis, uns laços e sempre com bom gosto faz um belo embrulho para a pessoa sair com as flores da forma mais bonita", conta Neuza.

    As plantas ficam expostas em Juiz de Fora até 11 de junho, de 9h às 19h30, com exceção desta quinta-feira, 31 de maio, quando a feira fecha as portas apenas às 22h.

    JF no céu

    Vôos rasantes, acrobacias mirabolantes no ar e muita fumaça vão fazer a festa do juizforano, nesse domingo dia 3 de junho. O evento acontece, no Aeroporto da Serrinha e é imperdível para quem gosta de avião e que se encanta pelas manobras arriscadas da Esquadrilha da Fumaça que se apresenta, a partir das 16h no céu de Juiz de Fora.

    A apresentação será o momento principal das atividades do JF no céu, que também comemora o aniversário Aeroclube JF. Para dar uma prévia, desde às 9h, o aeroporto já estará movimentado: haverá apresentação de aeromodelos, vôos de ultraleves, saltos de pára-quedistas e ainda o grupo Bairro de Lazer para divertir a criançada. A expectativa é de 15 mil pessoas lotem o pátio do aeroporto da serrinha e a rua Guadalajara que estará interditada para que mais pessoas possam acompanhar o evento.

    Eventos esportivos

    Nessa quinta-feira, dia 30 de maio, o Dia do Desafio movimenta Juiz de Fora e se destaca na parte da atividade física, a expectativa é de que mais de 225 mil pessoas façam uma atividade física de pelo menos 15 minutos no dia, competindo com a cidade de Montería, da Colômbia.

    Não para por aí. Na segunda-feira, dia 4 de junho começam os Jogos da Terceira Idade com cerca de 250 idosos, de quatro equipes vão competir no: baralho (buraco, truco e bisca), damas, xadrez, sinuca, tênis de mesa, corrida de três 3 mil metros, natação, dança de salão, além de vôlei, basquete e boliche adaptados. A competição acontece até o dia 23 de junho.

    Obras e projetos

    Nesse ponto não há tanto motivo para festa. A segunda parte das obras do Restaurante Popular estão adiadas e sem data prevista para começar. Por questões de análise de contratos a empresa responsável pela obra pediu mais um tempo para iniciar a construção. Por enquanto, a cidade tem a o local e a fachada do restaurante que será estruturado entre as avenidas Getúlio Vargas e Francisco Bernardino (Rua Halfeld, 305).

    No caso das obras do Ginásio Poliesportivo, o momento ainda é de sigilo. O processo de licitação para escolher a empresa responsável pela construção está em fase final. A previsão é de que a firma vencedora comece a erguer o ginásio dias depois da divulgação do resultado da licitação. O anúncio dos responsáveis pelas obras e do início de trabalho está marcado para a próxima quarta-feira dia 6 de junho.

    Também foi adiado lançamento do projeto fiscalzinho do Procon. O projeto que leva dicas do procon para as escolas, dando dicas para as crianças de quais são seus direito, ainda não tem nova data prevista para seu lançamento, porque as visitas ainda tem que ser agendadas nas escolas.

    Fest Ler

    Para incentivar a criançada a gostar de livros o Fest Ler, Festival de Leituras, é outra grande atração dessa programação. Ainda na área da literatura os juizforanos vão poder conhecer os trabalhos feitos por cerca de 160 Sociedades de Pró-Melhoramentos dos bairros feitos durante os 50 anos da Unijuf, que representa as SPM´s de Juiz de Fora.

    Homenanges

    Nessa quinta-feira 31 de maio, 25 entidades e personalidades que prestaram algum serviço relevante para Juiz de Fora vão ser homenageados com a condecoração da Medalha do Mérito Comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld. Entre eles o ex-ministro da educação, Cristovam Buarque, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, o senador do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, o ator Marcos Frota, os médicos do barulho, o Colégio Militar, o Colégio Técnico Universitário (CTU) e a Associação dos Cegos.

    Código de Posturas

    Nessa quarta-feira dia 30, o Código de Posturas do Município foi oficialmente publicado. Ainda não disponível para população, as regras aprovadas no início do ano, viraram livro que foi distribuído entre autoridades presentes no lançamento, e para os fiscais de posturas do município que vão usá-lo como forma de auxílio em seus serviços.

    Concurso de receitas

    Já na área da culinária foram os cozinheiros da AMAC que brilharam em um concurso de receitas. Disputaram todos os responsáveis por esses serviços nas 39 unidades da AMAC, entre creches e programas sócios educativos. O prato vencedor foi a delícia de berinjela com molho de abóbora.

    Inclusão tecnológica

    Quem também saiu ganhando foram as crianças de 12 a 18 anos atendidas pelo projeto AABB comunidade. Elas ganharam um núcleo de inclusão tecnológica o sétimo da cidade. o projeto, estão incluídos 11 computadores, a reforma da sala, a instalação elétrica e o mobiliário. Os participantes vão aprender noções de Linux, do pacote OpenOffice, além de programas pedagógicos e editor de texto. Cerca de cem adolescente devem ser beneficiados.

    Shows

    Além disso o público ainda pode prestigiar dois shows que acontecem no Dia dos Namorados, na Praça Antônio Carlos: Los Kactus e depois Banda Realce, a partir das 20h. Antes, às 19h, vai haver a apresentação especial do Coral Descobrindo a música, formado por crianças do projeto curumim da AMAC.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.