• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Sebos Livros didáticos e paradidáticos, novos e usados,
    tudo isso você encontra nessas livrarias

    Renata Solano
    *Colaboração
    04/10/2007

    A idéia de comprar, vender e trocar obras usadas tem crescido cada vez mais, em Juiz de Fora. "A aceitação do público é muito boa, o giro aqui na loja é de cerca de 300 pessoas por dia", revela a proprietária de um sebo da cidade, Cláudia Carneiro (no vídeo).

    O público desse comércio é heterogêneo, tendo em vista que as lojas recebem "estudantes do ensino fundamental e médio, universitários e até pessoas mais velhas que procuram romance, exotéricos e policial", diz o funcionário de uma livraria, Edson Delgado.

    As vantagens apontadas pelos vendedores de livros usados é a de que o preço é mais acessível, porque o usado chega a custar entre 50% e 60% do valor de um novo. "Além do mais tem a possibilidade de negociação com a troca de outros livros, isso não acontece em livrarias que só vendem obras novas", afirma Edson.

    O vendedor, ainda confessa que o estado do livro influencia no seu valor tanto de compra quanto de venda. "Além do mais, a oferta e procura fazem o valor variar também".

    Outra característica desse comércio é a qualidade das obras. "Muitos chegam mofados e úmidos, mas a gente nem compra, só se for uma relíquia, por exemplo. Nesse caso mandamos restaurar", conta Edson.

    A preocupação com a limpeza é essencial em uma loja que vende livros usados, porque, muitas vezes, ele já vem mais sujo. No entanto, o vendedor Carlos Barbosa revela que a rotatividade de alguns produtos é muito grande, por isso nem sempre chegam a ser limpos.

    "Nós usamos álcool para fazer a limpeza, mas tem que ter cuidado com esse produto porque ele pode tirar a tinta das publicações", alerta Carlos.

    Para o consumidor e engenheiro Henderson de Aguiar (foto ao lado), não existe nada melhor no mundo do que o sebo."Freqüento sebos desde que tinha dez anos de idade, isso faz quase 65 anos. Além do mais tenho cerca de quatro mil obras em casa", diz.

    Os sebos, por causa da procura, também aderiram a compra, venda e troca de DVD. Outras coisas que você encontra nesse comércio é revistas, quadrinhos, discos de vinil e VHS, ou seja fitas de vídeo.

    Anote alguns sebos em JF:
  • Livraria Flamingo
  • Endereço: Avenida Rio Branco, 2069, Centro
    Telefone: (32) 3215-7069

  • Livraria Dom Pedro II Ltda.
  • Endereço: Avenida Rio Branco, 2067, lj. 05 e 09, Centro
    Telefone: (32) 3212-3901 / 3214-7525

  • Banca do Vasco
  • Endereço: Avenida Rio Branco, 2089, lj. 11 e 12 , Centro
    Telefone: (32) 3215-4421

  • Livraria Brasil
  • Endereço: Avenida Rio Branco, 2067 lj.29, Centro
    Telefone: (32) 3213-2042

    Para colocar o endereço, com nome e telefone de seu sebo, em Juiz de Fora, envie um e-mail para redacao@acessa.com

    *Renata Solano é estudante de Comunicação Social da UFJF

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.