• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Encontro Marcado com Fernando Sabino Juiz de Fora é a primeira cidade mineira de médio porte a receber o projeto, além de receber doação de acervo


    Renata Solano
    *Colaboração
    26/03/2008

    Entre quarta-feira, dia 23 de abril, e domingo, dia 25 de maio, Juiz de Fora recebe o projeto "Encontro Marcado com Fernando Sabino". O município vai ser o primeiro mineiro de porte médio a receber toda a programação aprovada pela Lei Rouanet.

    Segundo o filho do autor, Bernardo Sabino (no vídeo e na foto abaixo), a cidade foi escolhida para iniciar o projeto por causa de sua dimensão e por seu pai, Fernando Sabino, ter morado e servido ao exército aqui. "Além disso, é uma cidade que valoriza a cultura e sempre está aberta aos projetos relacionados com a arte", comenta.

    Para Sabino, é importante trabalhar a cultura dentro das salas de aula e oferecer a oportunidade para jovens e crianças participarem da produção de arte e conhecer um pouco sobre a história do país, através do projeto, ele pretende oferecer socialização e capacitação para os envolvidos.

    "Meu pai não trabalhou só com literatura, mas também com teatro, cinema e música. Por isso estou fazendo a doação do acervo que tenho disponível com cerca de 40 obras impressas, que são a maioria das que ele produziu - tem algumas que não são mais publicadas - e com produção audiovisual relacionada a ele e também dirigidas e produzidas por ele. Além disso, tive o cuidado de digitalizar cartas, fotos e materiais que recordam sua memória e estou oferecendo à Juiz de Fora", comenta Sabino.

    Foto de Bernardo sabino falando no microfone Segundo a secretária de Política Social Vanessa Loçasso Bejani, a expectativa é de que participem da exposição profissionais da educação, envolvidos nos projetos da lei Murilo Mendes, além de cerca de cem mil pessoas como alunos e profissionais envolvidos em corais, espetáculos, apresentações artísticas e a população.

    Vanessa comenta que é fundamental trabalhar com a cultura e incentivar os jovens, pois trata-se de oferecer oportunidade a quem não a teria. "Muitos gostariam de fazer uma boa leitura como as obras de Fernando Sabino, mas não têm oportunidades, por isso, vamos deixar os livros doados à disposição na Biblioteca Municipal Murilo Mendes", afirma.

    Foto de livros, videos e camisas do acervo de Fernando Sabino Além disso, o acervo inteiro vai ficar a disposição da população para consulta. "Vamos ter atividades culturais, vamos ter leituras de peças, encenações por grupos culturais e teatrais. Vamos divulgar depoimentos gravados na voz do escritor e com isso nosso objetivo é trazer a cultura para mais perto da sociedade", comenta o prefeito.

    Sabino afirma que no acervo disponibilizado à prefeitura da cidade contam cerca de 40 livros, todos os longas baseados em obras escritas por Fernando, toda a obra cinematográfica realizada pelo escritor enquanto cineasta, curtas metragens adaptados da obra do pai, bem como o filme de biografia do artista dirigido por Bernardo.

    *Renata Solano é estudante de Comunicação Social na UFJF

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.