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    Quarta-feira, 30 de abril de 2008, atualizada às 09h30

    Encontro de Musicologia Histórica já tem lista de comunicações selecionadas


    Renata Solano
    *Colaboração

    Com o tema "Música e história no Brasil", o XIX Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga vai sediar o VIII Encontro de Musicologia Histórica (EMH) entre quarta-feira, dia 18 de julho e sexta-feira, dia 20.

    Para o encontro foram selecionadas, por uma comissão constituída pelos pesquisadores Álvaro Carlini (UFPR), Luiz Guilherme Goldberg (UFPel) e Marcos Holler (EDESC) 26 comunicações, que são trabalhos relacionados ao tema proposto. Os critérios utilizados para a seleção foram a adequação do tema ao encontro, relevância do assunto abordado, diversidade e originalidade da pesquisa, clareza da proposta e da redação, além do ineditismo.

    Além dos autores selecionados, vão participar os membros da comissão organizadora e o coordenador do evento, Paulo Castagna, com um total de 30 comunicações. Cada uma deve ser apresentada em, no máximo, 20 minutos e cujas versões para impressão nos Anais vão ter até 25 páginas.

    Segundo o vice-presidente do Pró-Música, Júlio César de Souza, as comunicações são trabalhos e pesquisas que apresentam teses e novidades sobre música para os participantes do encontro. "É a parte acadêmica do Festival que promove a pesquisa e fomenta a divulgação dos estudos sobre o tema", afirma.

    Confira a relação dos selecionados
    • Adriana Olinto Ballesté - Ontologia para o universo de cordas dedilhadas no Rio de Janeiro oitocentista
    • Alan Rafael de Medeiros / Álvaro Carlini - A SCABI (1944-1976) e o patrocínio aos músicos estrangeiros de origem germânica e do leste europeu em apresentações na capital paranaense, entre 1944-1954
    • Alberto Pedrosa Dantas Filho - Apresentação da Prova Complementar Edição Crítica dos Motetos de Vicente Ferrer de Lyra (Lisboa 1795?- São Luís 1857)
    • Alexandre Cerqueira de Oliveira Röhl - A fuga dupla em tratados musicais presentes na Península Ibérica e Brasi
    • Antônio Carlos dos Santos - A música na vila de São Paulo no século XVIII e inicio do século XIX: as disputas entre o poder da câmara e o poder eclesiástico
    • Carlos Alberto Figueiredo - A edição do Salve Regina de Lobo de Mesquita segundo Curt Lange
    • Carlos Fernando Secomandi / Sérgio Dias - O arquivo da Filarmônica Rosariense de Vitória / ES: possíveis conexões histórico-sociais
    • Cláudia Schreiner - Comparações entre o tratamento do texto em três salmos Laudate pueri de José Maurício Nunes Garcia
    • Cláudio Roberto Dornelles Remião - O “Informe” de Curt Lange sobre a antiga música mineira
    • Fabiane Behling Luckow / Isabel P. Nogueira - "Extra! extra! formai o coro dos mil!": o moderno e o nacional na cidade de Pelotas em 1922
    • Fernando Menon - Correspondências do acervo pessoal de Brasílio Itiberê (1846-1913), doados pela família à Sociedade de Cultura Artística Brasílio Itiberê (SCABI), em 1953
    • Inês de Almeida Rocha - "Agora só falta fazer as malas": intercâmbio internacional e formação intelectual em viagens pedagógicas
    • Isabel Porto Nogueira / Yimi Walter Premazzi Silveira Junior - Programas de concerto como fonte para os estudos em musicologia histórica: um estudo de caso sobre o repertório vocal 1940 – 1974
    • Leonardo L. Winter / Solon Santana Manica - Influência francesa no ensino musical em Porto Alegre: a gestão de Henri Penasse (1913-1916) no Conservatório de Música do Instituto de Belas Artes do Rio Grande do Sul
    • Leonardo L. Winter / Luiz Fernando Barbosa Junior - Transformação estrutural do Instituto de Artes e sua influência na evolução do ensino no Rio Grande do Sul
    • Luciane Beduschi - Sigismund Neukomm no Rio de Janeiro: revisão crítica da autobiografia do compositor com base em cartas inéditas
    • Lúcius Mota - O olhar da musicologia brasileira sobre Francisco Valle
    • Marcelo Fagerlande - Joaquim Manoel Gago da Camera: um improvisador de modinhas redescoberto
    • Marcio Spartaco Nigri Landi - Lições de Contraponto segundo a Arte Explicada de André da Silva Gomes
    • Marcos Júlio Sergl - Os textos críticos de Tristão Mariano da Costa: por uma compreensão histórica do pensamento musical e social no século XIX
    • Mayra Cristina Pereira - Perspectiva histórica da existência do Cravo e do Pianoforte no Rio de Janeiro até 1830
    • Melissa Anze / Taianara Goedert / Álvaro Carlini - Acervo da Sociedade Pró-Música de Curitiba: um projeto de catalogação de documentos administrativos e artísticos relacionados aos primeiros 15 anos de atividades culturais (1963-1978)
    • Rejane Ferreira de Paiva - A modinha no espaço musical erudito do final do século XVIII
    • Rodrigo Teodoro de Paula - A Festa Fúnebre: estudos sobre a festa e liturgia no Brasil durante os séculos XVIII e XIX
    • Rossana Marina Duro Sparvoli / Luiz Guilherme Goldberg - O Conservatório de Música do Rio Grande no jornal O Tempo: Abordagens preliminares
    • Tadeu Paccola Moreno - Música católica em acervos da cidade de Curitiba

    *Renata Solano é estudante de Comunicação na UFJF

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