• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura gif do xiis para linkar para as fotos

    Pepeu Gomes Considerado um dos melhores guitarristas do mundo, o cantor também compõe canções importantes para o cenário musical brasileiro


    Renata Solano
    Colaboração
    22/10/2007

    Com solos e técnicas próprias, Pedro Anibal de Oliveira Gomes, mais conhecido como Pepeu Gomes, tem projeto de lançar até o final de 2007 uma vídeo-aula ensinando aos fãs como tirar as músicas nos instrumentos.

    Considerado um dos dez melhores guitarristas do mundo pela revista Americana Guitar World, o artista prepara sua aula ensinando o passo-a-passo dos segredos da boa música.

    Música que começou com a banda "Los Gatos" em 1963, passou pela banda "Os minos" em 1966 e teve seu apogeu na década de 1970 com o grupo "Novos Baianos".

    Em sua segunda visita à Juiz de Fora, o artista e a banda ficaram felizes pois consideram o público da cidade caloroso e participativo. A apresentação da última sexta-feira, dia 19 de outubro ( clique para ver quem esteve presente), fez parte do show de encerramento do DVD, lançado no ano passado.

    Na ocasião, Pepeu fez uma homenagem a Chico Salles, cantou temas de abertura e de personagens de novela, tocou músicas instrumentais e deixou um gostinho de "quero mais" com a apresentação de duas músicas inéditas, "Impressão Digital" e "Xulipe no Reggae".

    Outro destaque foi a música "Alma" que lhe rendeu indicação ao prêmio Grammy Latino. A princípio, a canção era apenas instrumental, mas foi letrada pelo cantor e compositor Arnaldo Antunes e vida pela voz de Zélia Duncan.

    Projetos

    Foto de Pepeu Com participação ativa no mercado estrangeiro, Pepeu Gomes já tocou diversas vezes no Japão e em Portugal, mas não pretende parar por ai. O baiano, nascido em Salvador, diz que quer lançar seu novo CD (que já está encaminhado e conta com músicas inéditas) e fazer uma turnê mundo afora.

    E, segundo a produtora Simone Sobrinho, possivelmente algumas músicas do novo CD do artista estarão disponíveis no site oficial do para download.

    Enquanto passava o som para o show, a equipe ACESSA.com teve a oportunidade de conversar com o cantor. Na entrevista ele fala sobre música, influências musicais, parcerias e projetos. Confira:

    ACESSA.com - O que você acha que os "Novos Baianos" e outros músicos que fizeram parte da Tropicália deixaram de legado para o cenário musical brasileiro?

    Pepeu - Os anos 70 e 80 deixam toda uma referência para os novos músicos da atualidade. Muitos me perguntam ainda o que e como fazer. Acho que esse época da música brasileira é o ponto de partida para a criação e desenvolvimento de novas vertentes e também de novos músicos.

    ACESSA.com - Quais são as principais influências da sua formação como músico?

    Pepeu - Com influência nas raízes brasileiras, posso citar Alfredo da Rocha Viana, o Pixinguinha; João Gilberto; Geraldo Azevedo e Canhoto, além do mais, na apresentação em Juiz de Fora, tem um pout pourri com referência a esses artistas.

    Foto de Pepeu Gomes no Cultural Foto de Pepeu Gomes no Cultural

    ACESSA.com - E o que você escuta atualmente?

    Pepeu - Sou considerado um alquimista da música, ouço e toco de tudo, desde rock e reggae, até samba. O importante é absorver tudo com o que me identifico.

    ACESSA.com - O que você pode falar da sua parceria com Armandinho?

    Pepeu - Essa parceria com Armandinho é muito importante, é meio que irmandade, somos alucinados um pelo outro e, além do mais, ele me ensinou a tocar cavaquinho.

    ACESSA.com - Recentemente, o grupo inglês Radiohead disponibilizou a venda do seu novo CD pelo site oficial da banda, mas o curioso é que quem se interessar pela compra paga a quantia que quiser, inclusive zero. Como você vê o mercado da música com a internet? Você acha que isso é uma possibilidade para o mercado brasileiro?

    Pepeu - Eu já tenho algumas músicas disponíveis para downloading no meu site oficial, mas acho que vender através da internet seria bom para mim, porque os fãs de verdade pagariam pelo meu trabalho, mesmo tendo a possibilidade de o ter de graça.

    ACESSA.com - Quais são seus projetos para o próximo ano?

    Pepeu - Os fãs tem cobrado muito a vídeo-aula, portanto, quero lançá-la até o final desse ano. Meu novo CD já está sendo gravado e com ele pretendo fazer uma turnê inclusive para o exterior.

    Cuidados com a voz

    Para cuidar da voz, Pepeu Gomes, faz um aquecimento das cordas vocais antes de todos os shows e evita tomar gelado, principalmente na véspera das apresentações.

    Outro cuidado que o cantor adota antes do show é em relação a comida, Pepeu evita ingerir alimentos que provocam muco na garganta como por exemplo os chocolates.

    *Renata Solano é estudante de Comunicação Social da UFJF

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.