• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura gif do xiis para linkar para as fotos

    Ara Ketu Primeiro dos grupos negros baianos a misturar a música de percussão com eletrônica


    Renata Solano
    *Colaboração
    26/11/2007

    O grupo, que hoje é conhecido por animar o carnaval de Salvador e as festas por onde toca, foi iniciativa de alguns moradores do subúrbio ferroviário de Periperi, em Salvador. Constituído inicialmente por um bloco de percussão, dançarinos e associados o Ara Ketu incorporou instrumentos de sopro, bateria e teclado para se adaptar à música africana.

    O primeiro disco fruto desta junção considerada inusitada, mas executada com maestria pela banda, foi Ara Ketu, em 1992. No entanto, o disco teve lançamento limitado à Europa. Dessa forma, a própria banda passou a ser mais respeitada no exterior do que no Brasil.

    Em 1993, a banda foi contratada pela gravadora EMI-Odeon, onde gravou o disco Ara Ketu de Periperi. Já em Ara Ketu Bom Demais, disco de 1994, o grupo fez maior sucesso e despontou como revelação na música brasileira daquele ano.

    A música que dá nome ao título do CD, Ara Ketu Bom Demais proporcionou ao grupo prêmios como "Bahia Folia" e "Troféu Dodô e Osmar" de melhor música, além de o vocalista Tatau receber as mesmas menções como "Cantor Revelação".

    Mas, depois de 23 anos fazendo parte da banda, Tatau se despede do Ara Ketu em sua última turnê com os atuais colegas de trabalho. "Os shows que foram agendados antes da decisão de sair da banda serão mantidos, tenho compromisso com a banda até domingo de carnaval. Eles já escolheram uma nova cantora que é excelente e que já começou a fazer eventos, os quais foram fechados depois do meu "contrato" ter acabado", esclarece Tatau.

    O compromisso de manter a qualidade do trabalho estabelecida por Tatau passa a ser de Larissa Luz, que tem apenas 20 anos, mas que já teve estréia nacional na quinta-feira, dia 9 de novembro.

    Confira a entrevista com Tatau feita pela equipe ACESSA.com:

    Foto de Tatau ACESSA.com - O Ara Ketu já esteve em Juiz de Fora antes?

    Tatau - Várias vezes, acho que esta é a quarta ou quinta vez que nós viemos fazer apresentação na cidade.

    ACESSA.com - Como é fazer shows em Juiz de Fora, o que vocês acham do público?

    Tatau - É sempre especial para a gente, porque o público mineiro é extremamente diferenciado pela receptividade, pelo jeito que nos acolhe. E a cumplicidade com nosso trabalho é especial demais, a gente vê todo mundo cantando nossas músicas e fica emocionado.

    ACESSA.com - Como que está sendo essa possível última turnê da banda com Tatau como vocalista?

    Tatau - Meu compromisso é até domingo de carnaval, o que havia sido fechado antes de eu decidir sair vai ser mantido, mas a nova vocalista já foi escolhida e, inclusive, já foi apresentada ao público. Esses shows que preciso cumprir pois estão no meu contrato, vão ser feito com muito carinho e prazer.

    ACESSA.com - O que o Ara Ketu representa na sua vida?

    Tatau - Eu, que defendi essa bandeira por 23 anos continuo com o mesmo carinho de sempre pela banda e pelos meu colegas e amigos de trabalho, o Ara Ketu vai continuar morando no meu coração e até domingo de carnaval ainda não tem nenhuma mudança, só depois disso é que me desligo completamente do cargo de vocalista da banda e passo a trabalhar em outras coisas.

    Foto de Tatau ACESSA.com - Você vai ter uma carreira solo?

    Tatau - Sim, eu vou ser administrado por uma outra empresa. É uma coisa que eu buscava para a minha vida há mais ou menos quatro ou cinco anos, então encontrei uma moçada boa que vai me dar o que eu quero que é trabalhar com uma abertura e espontaneidade maior. Vou ter mais flexibilidade e prazer nesse novo trabalho.

    ACESSA.com - Mais especificamente sobre esse seu novo projeto, você pretende continuar com o mesmo ritmo musical apresentado no Ara Ketu?

    Tatau - Só mudo de endereço. Eu tenho que tocar o que a minha alma pedir né? Eu não vou fixar uma linha musical no meu trabalho, eu vou tocar o que achar que vai ser bacana. Mas vou deixar bem claro que vou primar essa carreira pela qualidade das letras e acompanhar a modernidade.

    ACESSA.com - Vai ser a empresa de Ivete Sangalo que vai te agenciar, a Caco Telha?

    Tatau - Não. Não vai ser a Caco Telha não. Desde o começo as pessoas fazem essas sondagens e especulações, o Jesus é meu amigo e a Ivetinha minha irmã, não tenho nada com a Caco Telha, eu tenho na verdade, uma série de pessoas que estão fazendo parte desse projeto meu com gente do mais alto gabarito cuidando do meu figurino, imagem pessoal, mas não necessariamente uma empresa.

    ACESSA.com - Já tem alguma canção feita para sua carreira solo?

    Tatau - Tenho sim, a música "Vai dar praia" que já está tocando bastante nas rádios. É uma música que está rolando muito e estou feliz demais.

    ACESSA.com - E, além desse seu anseio por uma carreira solo, existe mais algum motivo pelo qual você está se desligando do Ara Ketu?

    Foto de Tatau Tatau - Eu acho que você tem que trabalhar com tesão né? Eu diria que se você passa a não ter isso diariamente é complicado, principalmente para quem trabalha com música, em que o estado de espírito influencia em sua produção. E eu acho que posso ser muito mais feliz do que estou agora. Por isso optei em fazer um trabalho que me traga mais satisfação.

    ACESSA.com - E o que que você vai levar do Ara Ketu para você, para sua vida?

    Tatau - Nossa, foram 23 anos! Não tem porque trazer pra mim os fragmentos de descontentamento. Foram tantas coisas bacanas, o comprometimento com a comunidade e a animação. Meu ciclo acabou e a banda precisa de uma injeção de animo que eu não posso mais dar. A cantora nova é muito promissora.

    ACESSA.com - Qual o recado você deixa para aquelas pessoas que são fãs do Ara Ketu e, especialmente seus fãs?

    Tatau - Bom, o trabalho da banda vai continuar e o meu também. Fiquem acompanhando e dando todo carinho e apoio de sempre porque vamos precisar e estamos contando com isso.

    *Renata Solano é estudante de Comunicação Social da UFJF

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.