• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Nova dupla sertaneja desponta em Minas Gerais Don & Juan são considerados grandes promessas. Eles virão a JF para mostrar o trabalho que repercute no estado, e em breve, em todo país


    Daniele Gruppi
    Repórter
    24/09/2008

    Depois da revelação de César Menotti & Fabiano e Víctor & Léo, uma nova dupla sertaneja desponta em Minas Gerais: Don & Juan. Com mais de 20 anos de estrada, os rapazes de Varginha passaram por várias experiências musicais antes de emplacar Porque será, canção que estourou nas rádios de Belo Horizonte e que vai ser entoada, entre outros sucessos pelos cantores em Juiz de Fora, no sábado, 27 de setembro.

    Segundo Don, nome artístico de Roberval Cardoso, a música foi criada para a dupla Gian e Giovani. "Antes de entregá-la gravei em estúdio e mostrei para um amigo que é diretor de uma emissora de rádio. Ele a colocou no ar e em três dias Porque será estava na lista das dez mais tocadas".

    Com a repercussão, a dupla reestruturou a vida, já que eles não se dedicavam totalmente à música para investir na carreira de cantor. "Trabalhava com a música clássica e o o Juan (Rogério Cardoso) era publicitário. Paramos com nossas atividades, desenvolvemos um repertório e fomos tocar nas casas noturnas da capital mineira".

    Don & Juan começaram a ganhar notoriedade e despertaram o interesse de uma gravadora, responsável pelo projeto do DVD ao Vivo dos cantores. "O trabalho é o grande diferencial da nossa trajetória. São nove músicas autorais e as outras o público escolheu. Na nossa página pessoal, os internautas votavam na canção que queriam ouvir no álbum. Dizem que o povo é a voz de Deus, então...".

    Foto de Don & Juan Foto de Don & Juan

    Atualmente, a agenda de Don & Juan está lotada. Eles fazem uma média de 18 shows por mês, sendo que o ritmo do trabalho tende a aumentar já que os rapazes entram no estúdio, dia 25 de setembro, para gravar um novo CD.

    Don conta que a previsão é de que o lançamento aconteça ainda este ano. Entretanto, o público vai poder conferir a música de trabalho já em outubro. Intitulada Princesa, a canção promete virar febre. "Essa música retrata o pedido de casamento que fiz à minha esposa. Muita gente vai se identificar com ela", declara Don.

    O compositor da dupla analisa o momento em que a dupla vive e diz que é de realização. "Depois de 25 anos estamos realizando o nosso sonho. Tínhamos Chitãozinho e Xororó, Leonardo, dentre outros, como ídolos e atualmente já estamos nos encontrando em eventos".

    Para Don, o sucesso da música sertaneja em todos os estados se justifica por ela ser a verdadeira música popular brasileira. "O sertanejo traz pitadas de bolero, forró, axé, dentre outros sons, e tem uma letra que retrata o cotidiano das pessoas".

    Foto de Don & Juan Foto de Don & Juan
    Como tudo começou

    De família típica de interior e filho de pai músico, Don & Juan começaram a carreira muito cedo. Don, aos seis anos de idade, já fazia apresentações em sua cidade natal, Varginha. Com o passar do tempo, formou uma dupla com o irmão Juan e cresceram se apresentando em festas e exposições agropecuárias e, inclusive, em programas de TV, como Raul Gil e Barros de Alencar.

    Aos 24 anos, Don foi convidado para o estudo do canto lírico e a ópera passou a fazer parte da vida do artista. Por sua vez, Juan seguiu carreira com a banda, que tocava em bailes e festas pelo interior de Minas e ainda exerceu a atividade de publicitário. "Mas nunca desistimos da dupla", ressalta. Don conta que a música clássica lhe ajuda nas apresentações. "As técnicas vocais e a dramaturgia são utilizadas no palco. Melhorei também a dicção".

    Foto de Don & Juan Foto de Don & Juan
    Show em Juiz de Fora

    Don & Juan estarão pela primeira vez em Juiz de Fora, neste sábado, dia 27 de setembro. Segundo Don, Juiz de Fora exerce influência em toda a região. "Quem gosta de sertanejo vai se surpreender. O cenário está maravilhoso, é uma mega produção. Além de músicas próprias vamos cantar os clássicos sertanejo. Um show muito interativo", garante.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.