• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Leoni aposta na internet para montar repertório Cantor vai apresentar as músicas escolhidas pelo público no show
    desta sexta-feira em JF


    Patrícia Rossini
    *Colaboração
    20/3/2009

    O cantor e compositor Leoni, que vai agitar a noite juizforana nesta sexta-feira, dia 20 de março, aposta na interatividade para estreitar os laços com os fãs. Convidado para fazer uma apresentação intimista, sem o acompanhamento da banda, o artista pediu a colaboração dos fãs para escolher o repertório e disse ter ficado surpreso com alguns pedidos.

    Para quem tem mais de 25 anos de carreira e coleciona sucessos como Garotos II, Os Outros, Como Eu Quero, Fixação, e Educação Sentimental, entre muitos outros, a repercussão positiva de um novo repertório representa a aceitação do público e a conquista de novos fãs. "Isso significa que o novo material vem agradando e que o meu público está aberto a novas canções, chegando até a dispensar antigos sucessos."

    Algumas músicas novas já estão disponíveis para download no site do cantor. Desde julho de 2008, Leoni disponibiliza mensalmente singles para os fãs cadastrados, e a expectativa é que o trabalho completo seja lançado ainda neste ano.

    Antes de pegar a estrada para Juiz de Fora, o cantor e compositor conversou, por e-mail, com o Portal ACESSA.com. Confira:

    Foto de Leoni ACESSA.com - O que o público pode esperar do show dessa sexta-feira?

    Leoni - O público de Juiz de Fora pode esperar um show muito interativo já que eles ajudaram a escolher uma boa parte do repertório através de uma votação no meu site. Será uma apresentação intimista - violão, voz e guitarra - como as outras que já fiz por aqui. Isso me abre a possibilidade de retornar logo para apresentar a versão com banda da Noite Perfeita. Muitas das canções disponíveis apenas no meu site fazem parte do repertório, mas nem por isso os sucessos ficarão de fora. É um show para todo mundo cantar junto.

    ACESSA.com - No seu site, você pediu aos fãs sugestões para o repertório do show desta sexta-feira. Algum pedido te surpreendeu?

    Leoni - O que mais me surpreendeu é que, entre as dez mais pedidas, quatro fazem parte do novo repertório que só está disponível no meu site. Isso significa que o novo material vem agradando e que o meu público está aberto a novas canções, chegando até a dispensar antigos sucessos.

    ACESSA.com - Dentre todas as suas composições, desde o início da carreira, existe alguma que é especial? Por quê?

    Leoni - Acho que Garotos II é especial porque se tornou parte do cancioneiro popular. É das mais executadas em acampamentos, fogueiras, etc. Outra que é especialmente importante para mim é "Temporada das Flores" que, apesar de não ter sido um sucesso de rádio, foi a mais votada para o repertório do novo show.

    ACESSA.com - O que você tem ouvido? Quais são suas influências musicais?

    Leoni - Eu ouço de tudo. Tudo mesmo. Adoro de Chico Buarque a The Clash, de Ramones a Miles Davis. Quanto às influências sou mais seletivo. Não em termos de qualidade, mas de afinidade. Por exemplo: eu adoro Jorge Benjor, mas não há muitos traços do seu trabalho no meu. Entre os compositores brasileiros acho que Rita Lee, Roberto Carlos, Raul Seixas e Herbert Vianna são os que mais me influenciam. Entre os estrangeiros Paul Simon, Elvis Costello, Beatles e Amiee Mann.

    ACESSA.com - Quais são os planos para 2009? Há algum lançamento em vista?

    Leoni - Eu já estou lançando meu novo trabalho, só que em capítulos. Quem é cadastrado recebe uma canção inédita por mês com direito a letra, cifras, ficha técnica, textos, foto etc. No ano passado lancei o show "A Noite Perfeita" baseado nesse novo repertório. Devo lançar o CD com as músicas novas no meio do ano. Mas quem quiser já pode conhecer mais da metade do que vem por aí.

    ACESSA.com - Seu último álbum foi lançado em 2006, mas, no site oficial, você disponibiliza periodicamente singles para download gratuito. Você acredita que a internet colabora para a difusão do trabalho?

    Leoni - Eu acho que a internet é a melhor forma de comunicação entre o artista e seu público. É direta, sem intermediários. Atualmente tenho mais de 23 mil cadastrados no meu site, sendo que mais de 18 mil me autorizaram a enviar e-mails para comunicar as novidades. Quando é que as gravadoras, mesmo eu seus sonhos mais ousados, imaginaram ter o endereço dos seus consumidores? Além da praticidade e da economia ainda tem a proximidade e a colaboração. No meu site eu promovo concursos. Já houve o de crônicas, o de cantores e, atualmente, vários letristas estão disputando uma parceria comigo. Quem quiser ser meu parceiro é só seguir as instruções no site.

    ACESSA.com - Você tem o hábito de utilizar a internet para conhecer novos artistas?

    Eu uso qualquer recurso para descobrir música boa. Pode ser artista novo, ou antigo que eu ainda não conheça.

    ACESSA.com - Como você avalia a questão dos direitos autorais na rede, tema amplamente discutido pela indústria fonográfica?

    Acho que o futuro está no fim das tentativas de controlar a rede e na instituição de uma taxa pela utilização da mesma, que seria utilizada para remunerar os criadores.

    * Patrícia Rossini é estudante de Comunicação Social da UFJF

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.