• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Paralamas fazem show com antigos sucessos e canções recentesA banda vem a Juiz de Fora e promete criar climas distintos ao longo da apresentação. O baterista João Barone fala sobre o show e o público juizforano

    Clecius Campos
    Repórter
    22/10/2010
    Foto dos Paralamas do Sucesso

    Os Paralamas do Sucesso estão de volta a Juiz de Fora, com a turnê Brasil Afora, que mescla canções do CD homônimo lançado no início de 2009, com os grandes sucessos da banda. Das músicas que fizeram história, são esperadas Romance Ideal, Alagados, Perplexo, Uma Brasileira e Bora Bora. Do álbum mais recente, destaque para A Lhe Esperar, Meu Sonho, Mormaço, Quanto ao Tempo e Sem Mais Adeus.

    Segundo o baterista João Barone, o show foi criado para encadear as músicas mais conhecidas com alguma
    coisa do novo repertório, "num roteiro que cria climas ao longo da apresentação". "É difícil tocar todas as músicas de todas as fases, mas tentamos." Essa mesma fórmula será apresentada na noite desta sexta-feira, 22 de outubro, em Juiz de Fora. "Vamos tocar algumas músicas do Brasil Afora, mas certamente vamos apresentar todas aquelas que não podem faltar no nosso show", diz sem criar muita expectativa. A relação com o público juizforano é boa. "Muito legal, temos ótimas lembranças. Sempre uma alegria estar aí."

    A mistura dos sucessos com as canções novas tem dado certo. Brasil Afora venceu alguns prêmios de melhor show do ano em 2009, incluindo o VMB da emissora MTV. Para Barone, a impressão de que o tempo passou voando é um bom sintoma de que as coisas estão bem. "O álbum foi muito bem falado. Estamos há quase dois anos desde o lançamento, o tempo passou voando, bom sintoma de que as coisas estão bem. Os shows, direto na estrada, muito trabalho. Ano passado, fomos votados em alguns prêmios como melhor show do ano, nada mal."

    Nada mal para uma banda com 28 anos de história. Herbert Vianna (guitarra e voz), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria e voz) formam o grupo, que no palco, tem a companhia de João Fera (teclados e violão), Bidu Cordeiro (trombone) e Monteiro Jr (sax). Vianna é o líder do trio, responsável pelas composições e pelo repertório diversificado. "Vem tudo da cabeça do Herbert e da nossa interação como banda." Interação, que aliada à amizade e à vontade de tocar, é a responsável pela longa carreira.

    Processo criativo e história

    Segundo Barone, a liberdade de criação é uma marca do grupo. "[O processo criativo é] livre, sem datas, nem prazos. Assim funciona com a gente, não é regra geral." Do primeiro disco, Cinema Mudo (1983), a Brasil Afora são 18 discos, quatro coletâneas e oito DVDs. A pegada rock do início dos anos 80 logo foi substituída por um pop que misturava influências anglo-americanas com sonoridades latinas e brasileiras. O uso dos metais começou a ser reconhecido como típico do pop dos Paralamas a partir do disco D (1987), o que se repetiu nos discos seguintes, Bora Bora (1988) e Big Bang (1989). Em Os Grãos (1991), as programações eletrônicas e as críticas políticas falaram mais alto. O então presidente Fernando Collor de Melo foi o principal alvo e os gritos continuaram em Severino (1994).

    A gravação ao vivo de Vamo Batê Lata (1995) trouxe sucessos incontestáveis e um pouco mais de crítica, mas as músicas festivas passaram a marcar a carreira dali para frente. 9 Luas e Hey Na Na foram a reafirmação da assinatura do trio. O Acústico MTV deixou os clássicos de lado e apresentou as canções lado-b da banda. O acidente de Herbert Vianna com um ultraleve em Angra dos Reis, em 2001, manteve o trio ausente dos estúdios até 2002, quando foi lançado Longo Caminho. Em 2004, Uns Dias aparece para provar que a banda ainda tinha muito o que mostrar. A discografia da banda ainda traz o CD Hoje (2005), uma remasterização do show no Rock in Rio 1985 (2007) e uma parceria com os amigos no CD e DVD Paralamas e Titãs: Juntos e Ao Vivo (2008).

    Os textos são revisados por Thaísa Hosken.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.