• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    O samba que é feito pela juventude O Casuarina, que nasceu de forma despretensiosa, por meio de um trabalho de um curso de extensão, apresenta o samba de raiz mesclado com novidades em arranjos

    Aline Furtado
    Repórter
    10/12/2010
    Casuarina

    Um grupo que começou de forma despretensiosa. Assim pode ser definido o Casuarina, formado em setembro de 2001, no Rio de Janeiro.

    Tudo começou quando os cinco jovens, Daniel Montes (violão), Gabriel Azevedo (percussão e voz), João Cavalcanti (percussão e voz), João Fernando (bandolim e voz) e Rafael Freire (cavaquinho e voz), decidiram se reunir para uma apresentação de final de ano do curso de extensão de Teoria e Percepção Musical, em uma universidade da capital carioca.

    O som agradou tanto aos que assistiram que o grupo decidiu levar o projeto adiante. Hoje, os músicos mostram ao mundo que a juventude pode, sim, fazer o autêntico samba, respeitando os moldes que possibilitaram sua contribuição à música popular brasileira. Mas, como não poderia deixar de ser, o Casuarina imprime a suas canções, ou mesmo às releituras, novidades nos arranjos e na produção.

    Uma das particularidades do grupo diz respeito às oportunidades. Antes mesmo de fecharem contrato com uma gravadora, os integrantes se apresentaram na França e na Holanda. A oportunidade veio por meio de um convite feito por amigos. Na ocasião, se apresentaram em casas de jazz para um grupo formado, em sua maioria, por estrangeiros. Em entrevista concedida ao Portal ACESSA.com, um dos músicos do Casuarina, Gabriel Azevedo, fala sobre carreira, influências  musicais e sobre as apresentações em Juiz de Fora.

    ACESSA.com - Como foi o início de tudo?

    Gabriel Azevedo - Começamos em 2001, em uma universidade, fazendo um curso de extensão musical. Precisávamos fazer uma apresentação no final do curso, e decidimos formar o grupo para esse show especificamente.

    ACESSA.com - Qual é a proposta do Casuarina?

    Gabriel Azevedo - O Casuarina é um grupo de samba, que sempre se dedicou ao resgate das composições dos principais nomes dessa cena. Além disso, compomos nossas próprias canções, como as que estão no nosso segundo álbum, Certidão.

    ACESSA.com - São nove anos de trabalho. Qual é a avaliação que vocês fazem até aqui?

    Gabriel Azevedo - Foi um início muito difícil, de muita ralação na noite aqui do Rio, principalmente na Lapa. Mas, de alguns anos para cá, felizmente temos visto nosso trabalho reconhecido no Brasil inteiro.

    CasuarinaACESSA.com -  A relação do Casuarina com grandes nomes do samba é muito boa. Como isso aconteceu?

    Gabriel Azevedo - A Lapa, aqui no Rio, é um ambiente de muitas trocas musicais. Foi aqui que ficamos conhecendo grandes nomes do samba, como Wilson Moreira e Délcio Carvalho. E é por aqui que nascem essas parcerias, como as que estão no nosso DVD, MTV Apresenta.

    ACESSA.com -  Como vocês avaliam a contribuição do Casuarina ao samba?

    Gabriel Azevedo - Nós chegamos agora, e, com certeza, temos muito mais a aprender do que a contribuir. Mas, por sermos relativamente jovens, sentimos que fazemos o papel de reaproximação dessa juventude com a essência da música brasileira que é o samba.

    ACESSA.com - E os projetos para o futuro? Quais são?

    Gabriel Azevedo - Ainda estamos terminando a turnê de divulgação do nosso último trabalho [o MTV Apresenta]. Mas, para ano que vem, provavelmente no segundo semestre, lançaremos um novo disco, totalmente autoral.

    ACESSA.com - Vocês já se apresentaram algumas vezes em Juiz de Fora, o que pensam da cidade e do público daqui?

    Gabriel Azevedo - É um público maravilhoso, que sempre nos acompanha. Temos mais do que fãs, temos verdadeiros amigos aí em JF. Esperamos que esse show seja como o último, com o público cantando e participando bastante.

    ACESSA.com - O que o público da cidade pode esperar do show do próximo sábado, dia 11, aqui em Juiz de Fora?

    Gabriel Azevedo - Basicamente o repertório é baseado no nosso DVD. Mas certamente teremos algumas novidades, para agradar o nosso público daí.


    Os textos são revisados por Thaísa Hosken.


    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.