• Assinantes
  • Autenticação
  • Inverno

    Fondue de chocolate branco

    Para adoçar o Dia dos Namorados, cozinhe algo especial para ela (e)

    Repórter: Renata Cristina
    Edição: Ludmila Gusman
    Designer: Laura Martins Ferreira
    Junho/2007

    Nada mais romântico do que fondue no Dia dos Namorados. Pode ser de queijo, carne e também de chocolate. Cada um, com o seu sabor único, fica ainda mais gostoso se acompanhado de um vinho ou espumante.

    Embora o prato tenha fama de "refinado", sua criação teve origem em uma época conturbada da história. As primeiras receitas foram produzidas durante a Segunda Grande Guerra, em um cenário de fome e miséria.

    Para não desperdiçarem qualquer resto de comida, os suíços começaram a derreter queijo e outros alimentos, conservando-os em locais aquecidos. Como a dificuldade de transportar suprimentos era maior entre as montanhas, há indícios que ele tenha saído dos Alpes Suíços.

    O tradicional fondue, servido na Europa, consiste em uma mistura de queijos, como o Gruyère e Emmental, e vinho. Os acompanhamentos podem ser diversos, mas, em geral, são usados pedaços de pão, batatas e cenouras.

    Após o tempo de "vacas magras", o fondue ganhou fama na culinária internacional, quando o chef Conrad Egli passou a servir o prato em Nova York. A partir de então, surgiram releituras do processo original e novos acompanhamentos para serví-lo.

    Segredos do fondue

    Fondue de chocolate branco Quem vai nos ensinar essa receita é a culinarista Luciana de Oliveira Fernandes, especialista em fondue. Há cinco anos, ele atua profissionalmente no ramo e combina diversos sabores. Em um espaço concebido especialmente para servir o fondue, a Mont Blanc, a cozinheira encontra inspiração para inventar fórmulas incríveis.

    Para fazer o prato, Luciana explica que é necessário concentrar-se no ponto correto durante o derretimento do chocolate. "Ele deve ficar cremoso, mas não pode endurecer muito", orienta. O grande segredo é acrescentar creme de leite e, no momento em que a mistura for ganhando consistência, colocar um pouco de leite.

    Sirva logo em seguida, para que o chocolate não resfrie. Coloque uma vela ou outra fonte de calor pouco intensa para continuar degustando essa delícia. No Brasil, os acompanhamentos devem ter o gosto da nossa terra. Abuse das frutas tropicais. Vale mexerica, banana, laranja, mamão, morango, uvas, kiwi e tudo o que você imaginar. O biscoito wafer também é uma boa pedida.

    Um espumante ou vinho branco caem muito bem com o fondue doce. Aproveite para pegar o seu amor pela boca e feliz Dia dos Namorados!

    Ingredientes

    • 5 ml de leite
    • 100 ml de creme de leite
    • 1 xícara de chocolate branco ralado
    • frutas da estação
    • biscoito wafer

    Modo de preparo

    Coloque o chocolate branco na panela, em fogo baixo. Mexa para não grudar. Assim que o chocolate começar a amolecer, se prepare para acrescentar o creme de leite. Vá mexendo rapidamente. Assim que o chocolate alcançar fervura, acrescente o leite. Continue mexendo. Tome cuidado para o chocolate não endurecer. No momento em que o chocolate voltar a ferver, desligue o fogo e veja se ele está desgrudando da panela, mas ainda cremoso. Coloque em uma cumbuca própria para aquecimento. Decore com velas e sirva com biscoito wafer e frutas diversas.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.