Eventos voltados para p?blico GLBT incrementam economia Segmentos de bares, hot?is e similares e o com?rcio aguardam os turistas. Expectativa ? aumento no movimento nos estabelecimentos

Daniele Gruppi
Rep?rter
12/08/2008

Juiz de Fora est? no clima do arco-?ris. Durante toda a semana, a cidade recebe o 11? Rainbow Fest, que j? est? consolidado em seu calend?rio. Dentre os destaques da programa??o est?o a Parada Gay e o Miss Brasil Gay, ambos acontecem no s?bado, dia 16 de agosto.

Entretanto, a partir desta ter?a-feira, 12 de agosto, j? tem atividades para o p?blico. Trata-se de um espet?culo Drag School Musical, uma s?tira ao High School Musical, que ser? exibido no CCBM, ?s 18h e ?s 21h.

Na quarta, 13 de agosto, ? dada a largada para a festa na Pra?a Ant?nio Carlos, que se estende at? no domingo, 17. Segundo o secret?rio do Movimento Gay de Minas (MGM) e coordenador de projetos estrat?gicos Michel Brucce, a expectativa ? que circulem 200 mil pessoas nos cinco dias.

Brucce afirma que o ritmo da prepara??o est? acelerado. Na Pra?a, as barracas e o palco dos shows ainda est?o sendo montados. "O apoio da Prefeitura chegou muito pr?ximo ? data. A Semana Rainbow poderia ser maior, se tivesse sido programada com mais anteced?ncia. Mas fomos criativos e mostramos a for?a do MGM para trazer alegria para a cidade, principalmente, na atual conjuntura pol?tica. N?o promover a festa deixaria a popula??o mais ?rf?".

Foto da prepara??o na Pra?a Ant?nio Carlos Foto da prepra??o na Pra?a Ant?nio Carlos Foto da prepra??o na Pra?a Ant?nio Carlos

Ele afirma que o Rainbow Fest n?o conta, em 2008, com recursos da iniciativa privada e nem da rede hoteleira. Mas, possui o apoio, pela primeira vez, do Minist?rio do Turismo. "Nosso projeto Apoio ?s a?es de preven??o nos eventos de visibilidade massiva da popula??o GLBT foi considerado o segundo melhor pelo Minist?rio, perdendo s? para Barretos".

Brucce revela que a expectativa ? que participem cerca de 120 mil pessoas na Parada Gay. A concentra??o ser? no Parque Halfeld, ?s 12h. A assessoria do Miss Brasil Gay informou que foram colocados quase dois mil convites ? venda para o espet?culo, sendo que o primeiro lote j? se esgotou.

Movimento no com?rcio

Os lojistas est?o ? espera dos turistas. Para receb?-los, muitos estabelecimentos enfeitam as vitrines com a bandeira do arco-?ris. "A vitrine ? o cart?o de visitas. Sempre arrumamos relacionando a algum evento ou data importante para o com?rcio", diz a gerente de uma loja Val?ria Freitas.

Ela espera que o movimento aumente cerca de 10%. "Os juizforanos saem ?s ruas para ver o movimento que o evento promove e acaba comprando. E t?m aqueles turistas que adquirem uma coisa ou outra".

Foto de vitrine enfeitada Foto de vitrine enfeitada Foto de vitrine enfeitada

De acordo com pesquisa realizada pela C?mara de Dirigentes Lojistas de Juiz de Fora (CDL/JF), os lojistas apostam em um incremento de vendas de 8% a mais que o mesmo per?odo do ano passado. A CDL afirma que o Miss Brasil Gay gera uma renda superior a R$ 6 milh?es na economia local, em especial para os segmentos de bares, hot?is e similares, o que reflete no setor do com?rcio.

Incremento no setor hoteleiro

O setor hoteleiro comemora os n?meros de reservas feitas para o evento. Considerada a segunda melhor data para os hot?is, muitos j? se encontram lotados. O gerente Wilmar Toni revela que o movimento no Rainbow Fest s? n?o ? melhor do que no Congresso de Lactic?nios.

No hotel onde Toni trabalha 90% das instala?es j? est?o comprometidas. O auxiliar de recep??o de uma outra hospedaria Paulo S?rgio de Oliveira declara que as reservas come?aram com um m?s de anteced?ncia. "Tem h?spede que veio ano passado e vai retornar este ano".

Para o gerente de outro hotel Luiz Fernando Maranha, o movimento n?o est? t?o bom quanto nos anos anteriores. Ele diz que h? ainda bastante quartos para serem ocupados. "N?o sei se a procura vai aumnetar na v?spera. As reservas s?o sempre feitas com anteced?ncia".

Faturamento dos taxistas ser? menor
Foto de vitrine enfeitada Foto de vitrine enfeitada Foto de vitrine enfeitada

Com a mudan?a do local do Miss Brasil Gay do Sport Club para o Cine-Theatro Central, o faturamento dos taxistas pode ser menor. Segundo o motorista Luciano Freitas, o aumento da procura pelo transporte era de 50%.

"No clube ganh?vamos mais dinheiro. Este ano, esperamos um incremento no setor de 30% a 40%". O taxista Geraldo Ant?nio de Oliveira, que n?o sabia da novidade, reclama. "Os hot?is s?o no centro, o evento tamb?m vai ser, isso n?o vai ser bom para a categoria".

J? Nely C?ndido Neto est? bem otimista. Ele diz que a localiza??o do concurso n?o vai afetar o movimento, pois existem outras festas na cidade.