Miss Gay Brasil 2018 acontecerá no dia 18 de agosto em Juiz de Fora

Gláucia Simas
*Colaboração
27/04/2018

Durante coletiva na tarde desta sexta-feira, 27 de abril, foram lançados os eventos que integram o projeto LGTI + em Juiz de Fora, que são a 38° edição do Miss Brasil Gay, que acontecerá no dia 18 de agosto, no Terrazo, a II Semana Rainbow da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a 21ª edição do Rainbow Fest Brasil. Eventos que além de celebrar, pedem mais respeito à comunidade que inclui lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transgêneros e intersexos.

Segundo os organizadores, a venda de ingressos online será fortalecida, além dos pontos de venda presenciais na cidade. O evento será realizado pelo diretor artístico André Pavan e a jornalista Erika Salazar. Neste ano, mais uma vez, terão o apoio da Funalfa e de recursos de verba parlamentar proposta pelo presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, vereador Rodrigo Mattos.

André Pavan, há 28 anos na produção do Miss Brasil Gay, ressalta a dificuldade na captação de recursos para a realização do evento. "É preciso investimento, pois sem o apoio da iniciativa privada ficará muito difícil de darmos continuação. É hora de dar as mãos, entre iniciativa privada, empresas, sindicatos, para fazermos de Juiz de Fora uma cidade melhor. É necessário que vejam os eventos LGBT como investimentos e não como despesas", diz.

No ano passado, durante a 37ª  edição, também realizada no Terrazzo, Guiga Barbieri, 35 anos, foi eleita a Miss Brasil Gay 2017. A candidata também conquistou o título de melhor traje típico e melhor traje de gala.

Rainbow Fest Brasil

Na última edição, em 2017, o evento reuniu cerca de oito mil pessoas no dia do desfile oficial na Rua Halfeld, em Juiz de Fora. "Este ano, o Rainbow Fest, com esse desejo de se tornar, daqui há uns anos, o maior evento de cultura e turismo LGBT, trará novamente muitos DJ's, shows de drag queens, cantores e uma passarela para um desfile maior do que no passado", diz o presidente do Movimento Gay de Minas Gerais (MGM), Marco Trajano.

Ele também ressalta os desafios em busca de recursos, mas afirma que apesar de toda as dificuldades, estão avançando. "Quanto mais você investe, mais retorno você tem", explica.

Segundo Marcelo do Carmo, consultor executivo, o evento já atraiu em torno de 10 mil turistas para Juiz de Fora, cerca de 100 mil pessoas na Parada Gay, e que em certas edições, os hotéis da cidade operaram com 100% de ocupação. "Em 2017 tivemos um excelente produto turístico, entretanto, precisamos trabalhar em sinergia, otimizando esforços para melhores resultados", diz Marcelo.

Paralelo ao Rainbow Fest Brasil, acontece também a Semana Rainbow, que marca a luta pela diversidade. Este ano, será realizado entre os dias 9 e 19 de agosto, com uma programação que integra teatro, música, cinema, intervenções artísticas, convenções, artes plásticas e fotografia, em diversos espaços da UFJF e da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

Conforme explica Marcelo, a captação dos recursos para realização do evento está caminhando, através da sinalização de verba por meio de uma emenda parlamentar da deputada Margarida Salomão. "Os eventos LGBT têm a função de dar voz e visibilidade a uma minoria social que precisa ser respeitada, acolhida e incluída", afirma.

Além disso, o consultor ressaltou que, este ano, será realizado em Juiz de Fora, o II Fórum Mineiro de Turismo LGBTI+, ainda sem data definida. No ano passado, o evento aconteceu em Belo Horizonte.

Ainda durante a coletiva, Thaís Lima, presidente da Convention & Visitors Bureau, informou sobre a filiação da associação à ILGTA (Associação Internacional de Turismo LGBT). "Nossa intenção é divulgar o potencial do destino para o turismo gay, atrair maior número de tuistas gays para Juiz de Fora, além de captar eventos do segmento LGBT", explica Thaís.



*Gláucia Simas é Estudante do 7º período de jornalismo do CES

ACESSA.com - Miss Gay Brasil 2018 acontecer? no dia 18 de agosto em Juiz de Fora