Quinta-feira, 28 de junho de 2018, atualizada às 14h20

UFJF lança editais e programação da 2ª Semana Rainbow 

Da redação

Nesta quinta-feira, 28 de junho, Dia do Orgulho LGBTTI, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou a pré-programação da II Semana Rainbow, que integra o projeto de extensão Miss Brasil Gay: interface com a comunidade e UFJF.

A semana, que ocorre entre os duas 9 e 19 de agosto, terá shows, exposições, teatro, exibição de filmes, mesas-redondas, palestras, dentre outras ações, com temáticas relacionadas à população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexos (LGBTTI). Todas as atividades serão gratuitas e abertas à comunidade.

Junto com as atrações, o projeto lançou três editais que contemplam concurso de fotografias e seleção de atividades artístico-culturais e bolsistas.

Concurso de Fotografia

O Concurso de Fotografia da II Semana Rainbow – Edital 1|2018 –  tem como tema “Homoerotismo e Identidades: novos olhares sobre corpos e gêneros”. O objetivo é selecionar até 24 imagens que retratem a temática proposta através​ ​de​ ​perspectivas​ ​diferentes​ ​e​ ​criativas. As fotografias premiadas serão expostas nos banners da UFJF, no campus de Juiz de Fora. Podem participar do concurso pessoas maiores de 18 anos, integrantes ou não da comunidade acadêmica, que concorrerão ao prêmio de R$ 200. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail 2semanarainbowufjf@gmail.com, até o dia 9 de julho. O resultado será divulgado no dia 16 de julho. Confira as regras do concurso na íntegra, clicando aqui.

Projetos Artístico-Culturais

O Edital 02|2018 – Apoio a projetos para a II Semana Rainbow visa à realização de eventos, entre os dias 9 e 19 de agosto, nas áreas de teatro, música, literatura e outras atividades que resultem em apresentações abertas ao público em geral. Podem participar pessoas físicas, que concorrerão ao  apoio financeiro de até R$ 800, a serem gastos com material de consumo, maquiagem, figurinos, objetos de cena, transporte urbano e alimentação. Ao todo serão aceitas até oito propostas. As inscrições devem ser realizadas até 16 de julho, na sala A-I5, no Instituto de Ciências Humanas (ICH). A divulgação do resultado final está prevista para 19 de julho. Confira as regras para participação na íntegra, clicando aqui.

Seleção de Bolsistas e Voluntários

O Edital de Seleção de Bolsistas e Voluntários de Extensão visa à seleção de quatro bolsistas e dez voluntários para atuação, a partir de 4 de julho,  no projeto de extensão “Miss Brasil Gay: interface com a comunidade e UFJF”. A bolsa terá duração de quatro meses. Podem participar estudantes da UFJF matriculados nos seguintes cursos de graduação: Turismo, Comunicação, Bacharelado em Artes e Design e  Bacharelado em Ciências Humanas. As inscrições devem ser realizadas na Secretaria do ICH até 2 de julho. Confira as regras da seleção na íntegra, clicando aqui.

Semana Rainbow

Dentre as inúmeras atividades artístico-culturais a serem realizadas, no período de 9 a 19 de agosto, já estão confirmadas, de acordo com o coordenador Marcelo Carmo, as exposições de fotografias ‘Plural’, idealizada pelo Museu da Diversidade Sexual de São Paulo, e o ‘Projeto Aqueenda’, da fotógrafa paulista Jal Vieira.

“Estamos viabilizando também uma exposição de acessórios, figurinos e outros itens do vestuário das misses eleitas nos anos anteriores do Miss Gay Brasil. Além disso, vamos fazer o Festival da Diversidade, no campus de Juiz de Fora. Será uma tarde inteira, no dia 12 de agosto,  com uma série de atividades e espetáculos musicais”, destaca Marcelo Carmo.

Esta edição da Semana Rainbow também contará com Festival de Cinema. “Faremos uma parceria entre cinema LGBT e rodas de conversa. Logo após as exibições dos filmes, teremos um debate sobre o filme e outras questões que tangenciam o eixo principal da obra”.

2° Fórum Mineiro de Turismo LGBT

Outra atração da Semana Rainbow será o 2º Fórum Mineiro de Turismo LGBT, no dia 16 de agosto, com presença confirmada de representante do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

ACESSA.com - UFJF lan?a editais e programa??o da 2? Semana Rainbow