Segunda-feira, 1 de julho de 2019, atualizada às 8h10

UFJF aprova resolução para uso de banheiros conforme identidade de gênero

Da redação

Na  última sexta-feira, 28 de junho, o Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovou a resolução que normatiza o uso do nome social  e dos banheiros de acordo com a identidade de gênero. A minuta com as novas regras, elaborada pela Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) em parceria com a comunidade de travestis, transexuais e transgêneros,  foi consentida por unanimidade no Consu, e entrou em vigor imediatamente.

A decisão ocorre no Dia Internacional do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros e Intersexos (LGBTI), e reforça o compromisso da instituição com o respeito às diversidades, à vida e aos direitos humanos. “Já existiram resoluções nas quais não constavam demandas que o público transgênero nos trouxe. Nós chamamos duas reuniões e nesses encontros ouvimos as sugestões e alteramos as resoluções anteriores acerca do uso do nome social”, explica o diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira de Oliveira.

Oliveira destaca a  relevância da inclusão na resolução do uso dos banheiros de acordo com a identidade de gênero. “Apesar de a Universidade ter feito uma campanha sobre o assunto em 2015, nós não tínhamos  uma resolução específica sobre isso para toda a UFJF. A medida mostra uma instituição comprometida com todos os grupos e que trabalha com respeito às diferença e diversidades.”

Identidades de Gênero     

Identidade de gênero é o modo como a pessoa se identifica com o próprio gênero, ou seja, como se reconhece: homem, mulher, ambos ou nenhum dos gêneros. O que determina a identidade de gênero é a maneira como a pessoa se sente e se percebe, assim como a forma que esta deseja ser reconhecida pelas outras pessoas.

Existem três principais tipos de identidade de gênero: transgêneros (trans), cisgêneros (cis) e não-binários. O transgênero é a pessoa que se identifica com um gênero diferente daquele que lhe foi designado no nascimento. Um exemplo: uma pessoa que nasce com características masculinas (do ponto de vista biológico), mas que se sente do gênero feminino; ou o indivíduo que possui características físicas femininas, mas que se identifica como um homem.

O cisgênero é o indivíduo que se identifica com o gênero designado ao nascimento. Um exemplo: uma pessoa que tem características biológicas do gênero masculino e que se identifica socialmente e psicologicamente como um homem. Desse modo, pode-se dizer que trata-se de um homem cisgênero.

Já a identidade  não-binária caracteriza as pessoas que ultrapassam os papéis sociais que são atribuídos aos gêneros (homem e mulher), ou seja, não se identificam com o binarismo de gênero.

ACESSA.com - UFJF aprova resolu??o para uso de banheiros conforme identidade de g?nero