Segunda-feira, 12 de agosto de 2019, atualizada às 18h53, atualizada em 15 de agosto de 2019

Miss Brasil Gay 2019 terá estrutura com acessibilidade e primeira candidata surda

Angeliza Lopes
Repórter

A inclusão de pessoas com deficiência será mais uma bandeira levantada nesta edição pelo Miss Brasil Gay Oficial 2019, em Juiz de Fora. No ano em que a primeira candidata surda, representante do Estado de Mato Grosso (MT), Jennifer Lizz (veja perfil da candidata) concorre ao título, o evento trará um formato com acessibilidade para espectadores cegos ou com baixa visão, surdos, cadeirantes e com limitações quanto à mobilidade. O desfile será dia 17 de agosto, sábado, no Terrazzo - avenida Deusdedit Salgado.

O organizador e empresário Michel Brucce destaca que já era intenção do concurso tornar o espaço acessível a todos. "Acabou que a participação da Miss Mato Grosso casou com o momento. Nós LGBTI+, que somos minorias, precisamos abraçar outras minorias, por isso o cuidado com a inclusão e acessibilidade", explicou.

Durante toda apresentação haverá transmissão em Libras no telão e pela internet, para os espectadores que acompanharão a cobertura ao vivo. O fones serão instalados para que o público com deficiência visual possa acompanhar com áudio-descrição. O organizador completa que o Terrazo já é adaptado com rampas, mas, além disso, será reservado área próxima ao palco para cadeirantes e pessoas com dificuldade motora, com cadeiras para seus acompanhantes. As pessoas com deficiência e o acompanhante terão gratuidade no evento. Mas é preciso fazer o cadastro pelo e-mail email incluimissgay@gmail.com ou pelo telefone 32 9 9958-6514.

Quebrando mais uma barreira

O operador de supermercado de Cuiabá (MT), Luís Fernando Lima, 22, surdo desde o nascimento, alfabetizado em Libras, desafiou todos os limites ainda existentes em nossa sociedade para alcançar seu sonho: subir na passarela do Miss Brasil Gay, em Juiz de Fora. Como Jennifer Lizz, ele representará o Estado de Mato Grosso no concurso deste ano, mostrando que não existem barreiras que não possam ser quebradas.

Lima diz que os desafios começaram quando demonstrou interesse em concorrer ao título de Miss Mato Grosso Gay 2019. "Quis mostrar que sou um candidato como todos os outros e que posso concorrer de igual para igual, sem diferença. Mostrar que surdo também tem vez na sociedade".

Ele conta que muitos não sabiam da sua deficiência. Como o concurso em seu Estado é muito concorrido e coreografado, muitos não acreditavam que ele poderia desfilar. "Sempre enxergava olhares diferentes nos primeiros ensaios, e depois, quando vi, estava tudo caminhando. Na hora do resultado eu não entendi, pois nunca imaginei vencer, só fui entender quando me colocaram a faixa, a coroa e vi os aplausos das pessoas em Libras", relata.

Para levar oportunidade que teve para mais pessoas, Luís Fernando pretende fazer Faculdade de Letras e ensinar a linguagem de sinais. A arte uniu esta vontade de ensinar com o lúdico dos palcos, já que depois que ganhou a categoria estadual, passou a fazer apresentações musicais em Libras. "Consigo mostrar que sou transformista que faz show, que emociona e brilha".

Os seus maiores apoiadores durante todo o percurso foram sua mãe, amigos e seu coordenador estadual.

Homenagem

No dia 23 de agosto, sexta-feira, a candidata Jennifer Lizz receberá uma Moção de Aplauso, às 9h30, pelo vereador Juraci Scheffer, na Câmara Municipal. A homenagem vem reforçar a importância da inclusão dos surdos, em uma cidade com mais de 15 mil pessoas com deficiência auditiva. Através da influenciadora digital Carla Bastos, do canal Vantagem JF, a candidata também conhecerá escolas e Organizações Não Governamentais (ONG) do município.

ACESSA.com - Miss Brasil Gay 2019 ter? estrutura com acessibilidade e 1? candidata surda