Felipe Reis Felipe Reis 5/10/2013

Duas combinações simples trazem uma explosão de sabor

bolsoA duplinha mostarda e mel já se tornou bem conhecida, mas parear frango e limão é surpreendente. Parece que foram feitos um para o outro.

Nesse caso, a preferência é pelo aroma mais suave e o suco menos ácido do limão siciliano. Com o limão tahiti também funciona, mas, nesse caso, é melhor usar em menor quantidade.

O limão entra no tempero da ricota que irá rechear frango.

O nome dessa receita é bem explicativo - Bolso de Frango com Ricota Cítrica - , mas não envolve alta complexidade, nem técnicas apuradas na cozinha. Não se preocupe!

É tudo bem simples e você só vai precisar de três peitos de frango para começar a preparar aquele jantarzinho gostoso...

Bolso de Frango com Ricota Cítrica

Ingredientes

  • 3 peitos de frango
  • 3 colheres de sopa de mel
  • 2 colheres de sopa de mostarda
  • 4 colheres de sopa de ricota
  • 1 limão grande
  • 9 a 12 fatias de bacon
  • Cheiro verde a gosto
  • Pimenta do reino e sal a gosto

Passo a passo

Comece preparando a ricota. Vamos utilizá-la em quantidade suficiente para dar um pouco de sabor e cremosidade à receita: quatro colheres de sopa de ricota é o bastante - cerca de pouco mais de uma colher por peito de frango.

Misture a ela pimenta do reino moída, sal, raspa de limão e suco de limão. Tudo a gosto. Mas lembre-se que o limão é quem dará sabor à ricota.

Acrescente cheiro verde picado, também a gosto.

Misture tudo e reserve.

Junte as três colheres de sopa de mel com duas colheres de sopa de mostarda. Pode ser em grão, Dijon, escura, ou até a mais tradicional, a amarela. Use a que tiver em mãos.

Esse será nosso toque final. Reserve.

Agora vamos preparar o frango. Com a ponta de uma faca bem afiada, abra um bolso no peito do frango – daí o nome da receita. Não se preocupe se acabar abrindo demais ou furando a carne.

Depois de rechear cada peito com uma colherada da ricota que preparamos no começo, tempere o frango com mais um pouco de sal e pimenta do reino moída.

Enrole o frango bem firme em 3 ou 4 fatias de bacon.

O segredo é lacrar bem para manter a ricota bem cremosa e, consequentemente, não ressecar a carne.

Por último, pincele o bacon com a mistura de mostarda e mel.

Leve à grelha, em fogo médio baixo, por cerca de 20 minutos e vá virando, até que esteja bem dourado e crocante de todos os lados. O tempo de cocção vai variar com o tamanho do peito, mas não passa muito disso.

Quem quiser ter menos trabalho, pode usar o forno. Para assar, deixe em forno pré-aquecido a 200 ºC por aproximadamente 30 minutos.

Sugestão de acompanhamento: Arroz com milho verde ou salada de folhas verdes.

3 peitos de frango 3 colheres de sopa de mel 2 colheres de sopa de mostarda 4 colheres de sopa de ricota 1 limão grande 9 a 12 fatias de bacon Cheiro verde a gosto Pimenta do reino e sal a gosto Comece preparando a ricota. Vamos utilizá-la em quantidade suficiente para dar um pouco de sabor e cremosidade à receita: quatro colheres de sopa de ricota é o bastante - cerca de pouco mais de uma colher por peito de frango; Misture a ela pimenta do reino moída, sal, raspa de limão e suco de limão. Tudo a gosto. Mas lembre-se que o limão é quem dará sabor à ricota. Acrescente cheiro verde picado, também a gosto. Misture tudo e reserve. Junte as três colheres de sopa de mel com duas colheres de sopa de mostarda. Pode ser em grão, Dijon, escura, ou até a mais tradicional, a amarela. Use a que tiver em mãos. Esse será nosso toque final. Reserve. Agora vamos preparar o frango. Com a ponta de uma faca bem afiada, abra um bolso no peito do frango – daí o nome da receita. Não se preocupe se acabar abrindo demais ou furando a carne. Recheie cada peito com uma colherada da ricota, que preparamos no começo Tempere o frango com mais um pouco de sal e pimenta do reino moída. Enrole o frango bem firme em 3 ou 4 fatias de bacon. O segredo é lacrar bem para manter a ricota bem cremosa e, consequentemente, não ressecar a carne. Por último, pincele o bacon com a mistura de mostarda e mel. Por último, pincele o bacon com a mistura de mostarda e mel. Leve à grelha, em fogo médio baixo, por cerca de 20 minutos e vá virando, até que esteja bem dourado e crocante de todos os lados. O tempo de cocção vai variar com o tamanho do peito, mas não passa muito disso. Quem quiser ter menos trabalho, pode usar o forno. Para assar, deixe em forno pré-aquecido a 200 ºC por aproximadamente 30 minutos. Sugestão de acompanhamento: Arroz com milho verde ou salada de folhas verdes.

Felipe Reis é jornalista, pós-graduando em Comunicação Empresarial, trabalha com consultoria de comunicação na área política e aventura-se pela cozinha. Acredita que cozinhar é uma saída criativa que desperta os sentidos no fim de longos dias.

ACESSA.com - Duas combina?es simples trazem uma explos?o de sabor