A UFJF realiza, nesta segunda-feira, 28 de junho, o “Esquenta Rainbow”. Realizado no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, o evento apresenta a temática da Semana Rainbow, programada para os dias 9 e 15 de agosto, e visa mobilizar e comemorar junto à comunidade o direito e o respeito à diversidade. A iniciativa acontece a partir das 20h, de maneira remota, via Facebook, YouTube e Instagram da Semana.

Desde 2017, quando foi realizada a primeira edição, o projeto de extensão da UFJF “Identidades, Cidadania e Inclusão LGBTQIA+: Semana Rainbow” se propõe a realizar uma série de ações de arte, educação e cultura voltadas para a comunidade LGBTQIA+ através de eventos culturais, colóquios, conferências e ações sociais.

“O objetivo dessas ações é sensibilizar a sociedade civil para as questões relacionadas às homossexualidades, às identidades de gênero e sexuais, além de trabalhar o respeito à diversidade”, explica a coordenadora do projeto, Mariana Neves.

Em 2020, com o advento da pandemia de Covid-19, a IV Semana Rainbow da UFJF foi realizada de maneira totalmente online e gratuita, sem deixar de trazer suas diversas atividades artístico-culturais. “Devido à perpetuação do cenário pandêmico em 2021, a V Semana será oferecida novamente no formato online, contando com as diversas possibilidades de intervenções culturais e teóricas, além de convidados de todo o mundo.”

Segundo o secretário de Turismo de Juiz de Fora, Marcelo do Carmo, o evento, neste ano, nasce da vontade de bolsistas, alunos e voluntários, sem nenhum aporte financeiro. “Vamos tentar fazer um belo festival de arte-cultura-educação LGBTQIA+, com participação de pessoas de várias cidades, diversas identidades de gênero e sexualidade. 28 de junho é dia de festa.”, celebra.

A programação do III Esquenta Rainbow on-line ocorre nesta segunda-feira, 28, das 20h às 22h. Confiras todas as atrações a seguir:

20h- Abertura

20h10- Depoimento de Orgulho

20h15- Momento DIGO (do lado Dillah)

20h50- Peça Porco-Espinho, de Fábia Mirassos

21h30- SantoForte DJ SET, com Ocriolo x Crraudio

22h- Encerramento

ACESSA.com - Esquenta Rainbow celebra Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+