Centro de apoio a portadores do HIV
luta contra preconceito e crise financeira

Rep?rter: Luciana Mendon?a
06/10/98

Portadores do v?rus HIV e aid?ticos de Juiz de Fora e regi?o contam, desde 1996, com o apoio de uma organiza??o n?o governamental, na luta contra a discrimina??o, o preconceito e pelo resgate da cidadania. O Centro de Apoio Solidariedad?AIDS (Grupo CASA) funciona atrav?s de doa?es e trabalha com volunt?rios. O CASA atende hoje um grupo de 400 pessoas, somando os 147 freq?entadores, seus familiares e amigos.

Os pacientes passam o dia no Centro, recebem alimenta??o, orienta??o psicol?gica, educacional, social e jur?dica. De acordo com a presidente do Centro, Denise Maria Ferreira, quem procura o CASA s?o pessoas carentes e, a maioria ,desempregadas ou participam do mercado informal. As fam?lias dos cadastrados no Grupo tamb?m recebem ajuda e orienta??o.

Atualmente, o CASA vem passando por s?ria crise financeira. Desde mar?o, a Prefeitura de Juiz de Fora n?o repassa os recursos que auxiliavam no pagamento do aluguel e gastos com o im?vel. Denise Ferreira e todo o Grupo est?o organizando campanhas de doa??o de alimentos e procuram aumentar o n?mero de s?cios-contribuintes. De acordo com a Presidente, o Centro precisa de, no m?nimo, 500 assinaturas para conseguir manter o trabalho na cidade.

Para ser um s?cio-contribuinte, basta ligar para 217-5208 e dizer com quanto deseja contribuir. O valor m?nimo, que ser? debitado mensalmente na conta telef?nica do doador, ? de R$5. Quem preferir, pode fazer dep?sitos na conta corrente do Centro de Apoio Solidariedad?AIDS. O n?mero ? 190211-3, Banco do Brasil, ag?ncia 2995-5.

Os interessados em colaborar com o projeto podem ter tamb?m outras participa?es: tornar-se um volunt?rio e trabalhar durante algumas horas por semana no Grupo CASA, doar alimentos n?o perec?veis, comprar algum material promocional como camisa, adesivo, broches e chaveiros ou at? mesmo visitar o CASA e divulgar o trabalho do Grupo. O Centro de Apoio Solidariedad?AIDS funciona na rua Bar?o de Ibertioga, 110, Bairro Mariano Proc?pio.


Campanha enfatiza problema de crian?as com HIV


Foto da campanha ?Adote as necessidades
de uma crian?a que vive com Aids?

Para prevenir mulheres sadias sobre o risco de serem contaminadas e de contaminarem o beb? na gravidez, o Grupo CASA estar?, no dia 10 de outubro, antev?spera do Dia das Crian?as, no Cal?ad?o da rua Halfeld, com a campanha ?Cometa um ato de amor: use camisinha?. Estar?o sendo vendidas as camisetas, chaveiros, broches e adesivos da campanha.

Nesta data o Grupo pede tamb?m a ajuda da sociedade para a continua??o do trabalho com as crian?as contaminadas com o v?rus HIV. Dentre os freq?entadores do Centro de Apoio Solidariedad?AIDS, est?o mulheres gr?vidas e crian?as com Aids. A alimenta??o destas mulheres e crian?as precisa ser refor?ada, devido ? alta dosagem de medicamentos ingeridos diariamente por elas. Para isso o Grupo estar? solicitando a doa??o de leite em p? e alimentos n?o perec?veis.


Conhe?a o trabalho do Centro de Apoio Solidariedad?AIDS


Grupo de volunt?rios do Centro de Apoio Solidariedad?AIDS,
em campanha no centro da cidade

Atualmente, 26 pessoas trabalham no Centro de Apoio. As assistentes sociais fazem o levantamento do perfil s?cio-econ?mico dos assistidos e familiares, orientando-os a respeito de seus direitos e benef?cios, mant?m contato com as institui?es de distribui??o de ajuda de alimento, vale-transporte e preservativo.

Os psic?logos trabalham em grupo e individualmente, na sede do Centro de Apoio ou em seus consult?rios. Reuni?es semanais ajudam os pacientes a conviverem com a soropositividade. Os volunt?rios visitam pacientes em casa, nos hospitais e nos pres?dios.

O interc?mbio entre os pacientes acontece diariamente, com momentos de lazer e atividades terap?uticas. Oficinas de trabalhos manuais acontecem duas vezes por semana e o material produzido ? vendido e serve como fonte de renda para as pessoas envolvidas. Um grupo de ora??o oferece apoio espiritual e uma equipe de advogados presta assessoria jur?dica.

Nas escolas, empresas, centros comunit?rios e igrejas da cidade, o CASA realiza ainda palestras para falar sobre a preven??o da Aids. Mais informa?es sobre o trabalho deste grupo podem ser obtidas pelo telefone 217-5208.